CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/04/2017

    Deputado Dr. Paulo Siufi propõe criação do Programa Farmácia de Distribuição de Medicamentos nas UBS

    © Divulgação
    Visando oferecer à população o acesso integral aos serviços de saúde, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi, apresentou hoje (18/4), na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei nº 71/2017, propondo a Implantação do Programa Farmácia de Distribuição de Medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, no Estado de Mato Grosso do Sul.

    A proposta do deputado obriga que as farmácias de distribuição de medicamentos nas unidades de saúde tenham para seu funcionamento, a responsabilidade e assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    “As pessoas, principalmente no interior do estado, buscam atendimento médico nas unidades de saúde e na maioria das cidades não têm um ônibus do transporte coletivo, então elas precisam ir para a consulta a pé ou de bicicleta. Após o término dessa consulta, elas precisam se deslocar até outro lugar para receber o medicamento que foi prescrito, o que é inadmissível. Estive nas cidades de Aquidauana e Anastácio e a população reclamou”, disse o deputado.

    Dr. Paulo Siufi salientou que o objetivo do projeto é atender diretamente a diretriz constitucional de acesso à saúde, criando mecanismos para adequar a rede de atendimento público as reais necessidades, melhorando de maneira direta a assistência à saúde prestada à população.

    "Essa lei é para que o atendimento seja na totalidade, na plenitude. O médico atende, prescreve o medicamento que tem no posto e a pessoa já sai com ele em mãos. Por isso ela foi ao posto de saúde, pois não tem condição de pagar medicamento e nem consulta”, justificou.


    Fonte: ASSECOM
    Imprimir