CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/03/2017

    Audiência Pública em Ijuí tem clima tenso e de forte repúdio as propostas do Governo Temer à Reforma da Previdência

    Não faltaram aplausos ao senador Paim Paim (PT) que falou contra as reformas, e vaias e xingamentos ao deputado Darcísio Perondi (PMDB) que defendia o Governo Temer no debate realizado em Ijuí.

    Foto: Lutiana Mott
    Com um auditório lotado de pessoas que disputavam cadeiras, se acotovelavam em pé, ou mesmo se acomodavam sentadas no chão, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Ijuí foi palco na tarde do sábado, dia 18, de um importante e “quente” debate sobre o tema do momento: Reformas Previdenciária e Trabalhista. A Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Ijuí, com o apoio do movimento sindical, OAB, Associação os Aposentados e DCE da Unijuí vai ficar na história desta importante cidade da região Noroeste do RS.

    Participaram do evento dezenas de entidades e cerca de 400 trabalhadores de Ijuí e municípios vizinhos, entre elas ligadas aos professores e aos agricultores rurais. Estavam presentes e fizeram uso da palavra os deputados federais Elvino Bohn Gass (PT) Dionilso Marcon (PT), Pompeu de Matos – Presidente Estadual do PDT, além do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e vereadores de mais diversos partidos.

    As entidades se manifestaram todas afinadas em um discurso contrário às propostas de reformas previdenciária e trabalhista que tramitam no Congresso Nacional e que tiveram a figura do deputado federal Darcísio Perondi vice-líder do Governo Temer seu representante de defesa. Perondi é natural de Ijuí e teve de enfrentar em sua base eleitoral uma série de ofensas, inclusive de alguns presentes que disseram estar arrependidos de terem votado no deputado.
    Foto: Lutiana Mott
    Recebido ao grito de “golpista” e “Perondi, vergonha de Ijuí” o deputado teve uma postura de desdém e demonstrava claramente em suas feições de deboche que pouco se importava com a opinião dos presentes. Perondi enfrentou uma plateia indignada com relação a postura adotada pelo deputado na defesa intransigente do governo Temer. Perondi teve dificuldade de falar aos presentes que mostravam claramente sua contra. Apresar do mediador, vereador Beto Noronha solicitar silêncio e calma a plateia, Perondi teve dificuldade de falar, se mostrou confuso e fez uma fraca defesa das medidas que o governo Temer quer aprovar no Congresso Nacional. Chamado de “mentiroso”, pela plateia, Perondi terminou os seus 15 minutos de discurso sobre vaias. 

    Deputado diz que vai ao banheiro, mas foge do debate sem ouvir a fala do senador Paulo Paim

    Após a sua fala, o deputado Perondi avisou o senador Paulo Paim eu iria até o banheiro e voltaria para ouvi-lo, fato que não ocorreu. Ao ver o deputado fugir sem ouvir as argumentações de Paim ao discurso sem consistência do vice-líder do governo Temer, a plateia gritava para que ele ficasse, fato que não ocorreu. Em seus minutos de fala, o senador Paulo Paim lamentou a ausência do deputado no momento de ouvir os argumentos do senador que trabalha há 30 anos com esse tema. De forma muito criativa e irônica, Paim se dirigiu presentes levantando a cadeira vazia que estava ao seu lado e era ocupada pelo deputado Perondi e declarou “esta cadeira aqui colocou um artigo em uma MP para regular a terceirização da atividade fim”. Esse projeto está na pauta da Câmara dos Deputados para ser votado na próxima terça-feira, dia 21. Paim é o relator do projeto no Senado e viajou os 26 estados e o Distrito Federal ouvindo os envolvidos na questão da terceirização. O relatório de Paim proíbe a terceirização da atividade fim e estende aos trabalhadores terceirizados os benefícios concedidos aos demos trabalhadores.

    Sistema Financeiro é o maior interessado nas reformas de Temer

    Em sua fala Paim citou quer além de acabar com o Ministério da Previdência o Governo Temer nomeou para o cargo de Secretário da Previdência, Marcelo Caetano que é conselheiro remunerado do BrasilPrevi, maior grupo de previdência privada do país. “Não se pode servir a dois senhores o mesmo tempo. O povo não é idiota, essa proposta é para o povo pagar a previdência a vida toda e não poder se aposentar. Não, não às reformas!” afirmou o senador.
    Foto: Lutiana Mott
    Paim finalizou sua fala em uma tarde que vai ficar na história de Ijuí declarando “Eu vou dedicar os últimos anos da minha vida fazendo campanha não para me reeleger, mas para não eleger os deputados e senadores que votarem a favor das reformas. Paim foi mais uma vez aplaudido de pé e ovacionado por toda a plateia que gritava “Paim, orgulho povo gaúcho!”.
    Foto: Lutiana Mott



    Fonte: ASSECOM
    Por: Rubem Pires Junior


    Imprimir