CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/02/2017

    Polícia confirma 5 mortos e 35 feridos durante tiroteio em presídio de Goiás

    Entre os mortos, está Thiago Topete, líder de quadrilha de tráfico de drogas. PM afirma que situação está controlada e que não há reféns na POG.

    Divulgação
    As polícias Civil e Militar confirmaram que cinco detentos morreram após um tiroteio na manhã desta quinta-feira (23) na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. A corporação contabilizou ainda 35 feridos durante a confusão.

    A assessoria dos bombeiros destacou que a corporação levou seis feridos para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e um para o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Os outros que sofreram lesões foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para as mesmas unidades de saúde. Do total de feridos, oito têm estado de saúde considerado grave.

    Três dos mortos já foram identificados. São eles: Thiago César de Souza, conhecido como Thiago Topete, líder de uma quadrilha de tráfico de drogas, William Seixas Silva Barbosa e Alexandre Batista França. Os outros dois ainda aguardam reconhecimento.

    Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos, não se trata de uma rebelião, mas sim um conflito entre os próprios detentos. "Foi uma briga entre as alas A, B e C, mas a situação já está controlada. Não houve insatisfação dos presos, mas um confronto entre eles", disse ao G1.

    Várias forças de segurança estão no local. O assessor de comunicação da PM de Goiás, tenente-coronel Ricardo Mendes, informou que a situação está controlada e que não há reféns.

    Dezenas de familiares dos presos continuam na porta do Complexo Prisional e reclamam da falta de informações. O advogado Gilles Gomes, representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), disse que não foi autorizado a entrar na unidade para verificar a situação.

    "Estamos tentando entrar para passar informações às famílias e não tivemos autorização do comando. Também estamos indignados", afirmou.

    Bombeiros confirmam 4 mortes e 35 feridos em tiroteio em presídio (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

    Tiago Topete

    Segundo os bombeiros, um dos cinco mortos foi degolado. Pela manhã, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) havia confirmado 11 feridos e somente a morte de Thiago Topete, que cumpria pena por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

    Segundo a polícia, Thiago Topete é o líder de uma quadrilha de tráfico de drogas. Em 2015, quando ele já cumpria pena na POG, o grupo liderado por ele foi apontado como responsável por várias mortes na capital, durante uma disputa com rivais.

    A SSPAP destacou ainda que, por volta das 13h, “forças policiais e servidores providenciam o adentramento na unidade a fim de promover extensa varredura à procura de armas e outros objetos ilícitos”. Além disso, segundo a secretaria, não houve reféns e todos os servidores saíram ilesos, sendo que eles "tiveram um papel decisivo no sentido de restabelecer o diálogo e conter o tumulto".

    O órgão informou que ainda não tem uma atualização do caso.

    IML chega ao presídio para recolher corpos dos mortos durante o confronto (Foto: Vanessa Martins/G1)
    Fumaça era vista em penitenciária após tiroteio em Aparecida de Goiânia (Foto: Marcello Dantas/O Popular)


    Do G1 GO
    Por: Sílvio Túlio e Vanessa Martins