CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/11/2016

    Segundo Rosso Michel Temer vetará se a anistia ao caixa 2 for aprovada

    Divulgação

    Ainda sobre a novela “anistia ao caixa 2″ o líder do PSD na Câmara, o deputado Rogério Rosso (DF), informou para a rede de televisão Globo nesta sexta-feira (25), dizendo que caso o Congresso Nacional aprovar algum tipo de anistia a quem praticou caixa 2, o presidente da República, Michel Temer irá vetar o item no mesmo momento em que seguir para a sanção.

    Atualmente, a Câmara dos Deputados analisa um pacote de medidas de combate à corrupção e entre os itens, está a tipificação do caixa dois, ou seja, tornar a prática crime.

    O relatório que será votado em plenário na próxima terça (29), apresentado por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), tornar típico o caixa 2, porém não faz menção sobre o que acontece com quem tiver adotado essa prática em eleições passadas, há uma articulação na Câmara para incluir uma emenda ao texto explicitando que a pessoa não poderá ser punida por caixa 2 antes da nova lei entrar em vigor.

    A votação do pacote de anticorrupção foi adiado, por toda essa polêmica que esta em torno do tema do caixa 2, a votação que já foi aprovada por uma comissão especial de deputados foi adiada nesta quinta (24) pelo atual presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    Após passar pela Câmara, o projeto ainda terá de ser analisado pelo Senado. De acordo com as regras vigentes, o caixa 2 não é crime e a pessoa que adota esse tipo de prática só pode ser condenada, caso ela venha praticar o ato de lavagem de dinheiro. O caixa dois consiste na prática de um candidato ou partido receber doações de campanha e não declará-las à Justiça Eleitoral.

    Segundo a opinião do presidente da Câmara Rodrigo Maia é que, “Isso é só um jogo de palavras para desmoralizar e enfraquecer o parlamento brasileiro. Temos a nossa responsabilidade e de hoje até terça-feira, ouvindo todos os líderes, todos os parlamentares que quiserem participar, e ouvindo os presidentes de partido, nós vamos tomar uma decisão sobre essa matéria”.

    Logo em seguida, o relator da proposta, Onyx Lorenzoni, disse que, se a votação sobre o parecer dele não tivesse sido adiada, o relatório seria “destruído” pelos deputados.

    Na opinião da Operação Lava Jato, anunciada pelo procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que é um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR) afirmou que caso essa anistia ao caixa 2 venha ser aprovada pela Câmara, a operação perderá a “necessidade” de continuar com as investigações.





    Imprimir