CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/11/2016

    PGR deve pedir abertura de investigação no caso Geddel

    ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo - Divulgação

    A Procuradoria Geral da República (PGR) deve pedir a abertura de investigação sobre o ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, no caso relacionado ao polêmico empreendimento imobiliário, em Salvador.

    Inicialmente, o pedido de investigação deve se ater às pressões de Geddel Vieira Lima, um suposto tráfico de influência. A situação do presidente Michel Temer, que diz ter tentado apenas arbitrar um conflito entre ministros, e de Eliseu Padilha (Casa Civil) ainda serão analisadas, segundo apurou o Blog.

    Geddel comprou um apartamento no empreendimento, mas a obra foi embargada pelo Iphan, órgão subordinado ao ministério da cultura, em razão de estar localizado em uma área tombada como patrimônio cultural da União, sujeita a regramento especial. 

    O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero afirmou que o motivo principal de sua saída da pasta, na última sexta-feira (18), foi a pressão que sofreu do titular da Secretaria de Governo para liberar a construção do prédio. Após deixar a Esplanada dos Ministérios, Calero deu uma entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" denunciando o caso. 

    Em depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (23), Calero afirmou que o presidente Michel Temer o "enquadrou" para que ele enviasse o processo sobre o condomínio da capital baiana para a Advocacia-Geral da União (AGU).

    Ele relatou ainda aos policiais que o presidente lhe disse que "a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão". Calero também contou que recebeu ligações do ministro Eliseu Padilha sobre o tema.

    O depoimento do ex-ministro da Cultura à PF foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o encaminhou para a análise da PGR.




    Fonte: G1
    Por: Matheus Leitão



    Imprimir