Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    quinta-feira, 10 de novembro de 2016

    Mato Grosso do Sul se destaca no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar

    Atuando em setores não tradicionais da economia local, empresas sul-mato-grossenses colhem os frutos de uma gestão voltada ao bem-estar do funcionário 

    Divulgação

    Nem só da agropecuária sobrevive e cresce a economia de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos, centenas de indústrias e empresas se instalaram no Estado com o desafio de oferecer produtos e serviços que fujam ao binômio "boi-soja".

    Construção civil, tecnologia, indústrias química, mecânica e siderúrgica, instalações elétricas, entre outros. Com os setores da economia se diversificando, o mercado de trabalho também se expande e se diferencia, exigindo novas formações e perfis profissionais cada vez mais qualificados.
    Divulgação

    Mas a necessidade de aperfeiçoamento não é apenas para o profissional. Fora do eixo "Rio-São Paulo" e dos chamados "grandes centros", as empresas que investiram também têm lançado mão de práticas de gestão diferenciadas.

    O esforço tem dado resultados e projetado o Estado para todo o país: nos últimos sete anos, pelo menos cinco empresas sul-mato-grossenses apareceram na lista do instituto Great Place to Work® (GPTW), um dos mais respeitados institutos do mundo em avaliação de gestão empresarial e clima organizacional, que atua em 53 países e avalia anualmente mais de 7 mil corporações.

    Pioneiro

    Desde 2001, quando começou as atividades com apenas três funcionários, o Portal Educação oferece cursos on-line de pós-graduação, idiomas e preparatórios para concursos públicos. Hoje, com 150 colaboradores, já foi considerada por cinco vezes consecutivas uma das Melhores Empresas para Trabalhar.

    Para o Diretor Executivo do Portal Educação, Guilherme Freitas Gonçalves Dias, a participação da empresa em premiações foi um diferencial estratégico em relação à concorrência.
    Divulgação

    "A concorrência no meio online é muito forte e até desleal porque pode ser de qualquer lugar do mundo. Com planejamento e execução, os prêmios vieram comprovar que a gestão que nós escolhemos fazer, mais humanizada, voltada para a satisfação do colaborador como uma maneira de atingir a satisfação do cliente, estava certa", explica.

    A estratégia realmente funciona, segundo o coaching de performance Luciano Coppini, que garante que o diferencial vai além da concorrência, agregando valor à marca junto aos seus mais diferentes públicos e movimentando o mercado como um todo.

    "Quando uma empresa tem o reconhecimento de um prêmio como o Great Place to Work®, uma série de reações acontecem: primeiramente, os funcionários passam a vestir a camisa da empresa de um jeito diferente. Com sentimento de orgulho e pertencimento, tornam-se funcionários mais fiéis, o que diminui a rotatividade. Outros profissionais se interessam mais pela empresa, se preparando melhor e se qualificando para concorrer a uma vaga nela. Os clientes também enxergam a empresa de forma mais valorizada e até a concorrência passa a tê-la como uma referência", comenta Coppini.

    Representatividade

    A edição 2016 do prêmio GPTW Brasil conta com mais um representante de MS. A DígithoBrasil, que possui pouco mais de 800 colaboradores e que há 15 anos atua no desenvolvimento de softwares, foi considerada uma das 100 melhores empresas do Brasil para trabalhar no segmento Tecnologia da Informação, e a única do MS na edição deste ano.

    O resultado da pesquisa realizada pela organização foi divulgado na noite desta quarta-feira (9) em São Paulo-SP. Nas respostas espontâneas dos colaboradores da DígithoBrasil, destaca-se a sensação de bem-estar e de leveza no ambiente de trabalho – adquirida com ações contínuas e planejadas voltadas para a qualidade de vida do trabalhador –, o que se traduz em maior produtividade, engajamento e pertencimento à empresa, que tem como foco atender o mercado público.

    De acordo com o GPTW, os comentários fornecidos pelos colaboradores oferecem à corporação avaliada uma ampla compreensão do que eles estão pensando a respeito da empresa, sua função, suas lideranças e de aspectos cruciais como remuneração, benefícios e ambiente de trabalho.

    Mato Grosso do Sul tem também outros casos de sucesso que já receberam a premiação, como a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Unimed Campo Grande, Hospital Unimed e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
    Divulgação



    Fonte: ASSECOM
    Por: Bianca Bianchi


    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS