CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/11/2016

    Homenagens e palestras marcam 10 anos do Banco de Olhos

    Divulgação

    Aconteceu na última sexta-feira (18), no auditório “Carroceiro Zé Bonito”, a cerimônia de comemoração dos 10 anos da fundação do Banco de Olhos “Anjos da Visão” da Santa Casa de Campo Grande, com o objetivo de divulgar a importância do instituto no hospital e homenagear aqueles que contribuíram com sua implantação e funcionamento. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento. 

    O presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, deu boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do Banco de Olhos e também da doação de órgãos. “A doação de órgãos é um ato de caridade e amor ao próximo. A cada ano, muitas vidas são salvas por esse gesto altruísta. A conscientização da população sobre a importância da doação é vital para melhorar a realidade dos transplantes no país, além de proporcionar àqueles que necessitam, a chance de uma nova vida. O nosso Banco de Olhos zerou a fila de espera de transplantes no Estado e, além disso, oferta córneas para vários estados do Brasil e merece esse reconhecimento”, parabeniza o presidente. 

    Em seguida, para realizar a abertura da programação do evento, o Coral da Santa Casa apresentou duas músicas, sob a regência do maestro Teófilo Rafael, emocionando quem estava no local. 

    Seguindo a programação, a enfermeira coordenadora do Banco de Olhos, Adriana Bottaro, ministrou a palestra com o tema “Banco de Tecido Ocular Humano” apresentando aos presentes seus funcionamento, os funcionários que trabalham no local, o objetivo e a missão do instituto. Fechando as palestras, a diretora médica do Banco de Olhos, Drª. Cristiane Santos Bernardes, discorreu sobre a evolução dos transplantes em Mato Grosso do Sul. 

    O capelão da Santa Casa, Adão José Pereira, coordenador do Comitê de Assistência Religiosa, homenageou os familiares que em um momento de dor e perda de um ente querido optaram pela doação de órgãos salvando vidas de pessoas desconhecidas. Os homenageados da noite foram: Elza Vieira da Silva, Amanda Mengers de Oliveira e Idalina Teles de Oliveira. 

    Em seguida, as homenagens foram para as pessoas que contribuíram com a implantação e funcionamento do Banco de Olhos da Santa Casa: enfermeira coordenadora, Adriana Bottaro, Drª Cristiane Velloso Hilguert e Normacy Macedo. 

    Estavam presentes as autoridades: diretor secretário adjunto, Dr. Arly Rosa Serra, o diretor técnico, José Roberto de Souza, Dr. Marfuci Kadri, presidente do Hospital El Kadri, Dr. Amilton Fernandes, administrador do Hospital São Julião, Mario Cavinatto, membro do conselho de administração da ABCG, Onésio Bueno de Freitas, associado da ABCG, Ana Olívia, representando Vitor Mello, diretor regional do Senac e o Tenente Coronel Marcos Meza, representando o comandante Esli Ricardo de Lima do Corpo de Bombeiros. 

    Para a diretora médica do Banco de Olhos, Drª Cristiane Santos Bernardes, o evento é um reconhecimento do trabalho que o Instituto executa desde a sua criação. “Não é uma atividade fácil. É um trabalho desgastante que exige muito do profissional que trabalha ali. E esse evento incentiva a equipe continuar engajada no trabalho. Em dez anos conseguimos zerar a fila de espera em Mato Grosso do Sul e isso é uma satisfação muito grande. O Bando de Olhos da Santa Casa além de beneficiar paciente do Estado, oferta córneas para fora também”.

    Banco de Olhos

    O Banco de Tecido Ocular é o único de Mato Grosso do Sul reconhecido nacionalmente como referência na qualidade dos tecidos ofertados. Desde sua criação, em 2006, zerou a fila de espera de transplantes de córneas no Estado e além disso, oferta córneas para vários estados do Brasil.

    Com a missão de retirar, processar e distribuir tecidos oculares humanos, prezando por um excelente padrão de qualidade, proporcionando aos receptores transplantados uma nova perspectiva de vida, em 10 anos já foram liberados pelo Banco de Olhos da Santa Casa 3.137 córneas para transplantes sendo 2.345 em Mato Grosso do Sul e 792 para outros estados. 

    Desde a criação do Banco de Olhos, ao todo, já são 1688 doadores de córneas.
    BANCO DE OLHOS-SANTA CASA-CAMPO GRANDE

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir