CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2016

    Suspeito de compra de voto, vereador eleito pode perder vaga para petista


    Viatura da Polícia Federal em frente à casa de vereador eleito, no dia 28 de setembro (Foto: Helio de Freitas)

    A nova composição da Câmara Municipal de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, pode sofrer um revés ainda antes da diplomação dos eleitos.

    Alvo de operação do Ministério Público e da Polícia Federal quatro dias antes da eleição, o vereador eleito Jânio Miguel (PR) pode perder a vaga se for condenado por crime eleitoral e a anulação dos votos afetaria também a coligação da qual ele fez parte.

    Advogados que acompanharam o processo eleitoral consultados pelo Campo Grande News afirmam que se Jânio for condenado por aliciar eleitores, todos os votos dele serão anulados.

    Neste caso, a coligação Por Amor a Dourados, da qual Jânio Miguel fez parte, não teria mais sobras suficientes para ocupar a vaga com um suplente e a cadeira iria para a coligação Coragem para Mudar Dourados, formada por PMDB/PROS/PRP/PPL/PT.

    Se a decisão da Justiça Eleitoral for pela condenação do candidato republicano por compra de voto, a vaga iria para o primeiro suplente da coligação Coragem para Mudar Dourados, o atual vereador Dirceu Longhi (PT), que teve 1.230 votos.

    O cálculo para chegar a essa conclusão é bem complicado, mas está previsto no sistema de eleição proporcional, que é adotado para eleger vereadores e deputados em todo o país.

    Batida da PF 

    Na tarde de quarta-feira passada, promotores eleitorais e a Polícia Federal foram na casa de Jânio Miguel, na casa do empresário Robson Uhde, o “Binho da Erva-Mate”, na empresa dele e em dois postos de combustíveis da cidade. Robson apoiou o candidato republicano.

    De acordo com o Ministério Público, a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral, Jonas Hass da Silva Junior, a pedido dos promotores eleitorais Luiz Gustavo Camacho Terçariol, Ricardo Rotunno e Juliano Albuquerque.

    Foram apreendidos vários tickets de combustíveis, dinheiro, documentos contendo anotações com indícios de compra de voto, mídia com imagens dos postos de combustíveis, computadores e celulares.

    “As buscas foram feitas após indícios de prática de corrupção eleitoral e captação ilícita de financiamento de campanha”, segundo o Ministério Público.

    “Os promotores eleitorais vão verificar a farta documentação apreendida, e devem tomar as medidas judiciais cabíveis em relação aos ilícitos eleitorais verificados”, informou a assessoria do MP.



    Fonte: campograndenews
    por: Helio de Freitas, de Dourados
    Link oiginal: http://www.campograndenews.com.br/politica/suspeito-de-compra-de-voto-vereador-eleito-pode-perder-vaga-para-petista