CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/10/2016

    Saiba quantos votos cada candidato recebeu na urna em que você votou

    Eleitor pode auditar resultado das eleições - Divulgação

    O eleitor que quiser saber a quantidade de votos que cada candidato a prefeito e vereador teve em seu local de votação, na urna que utilizou para votar, agora pode conferir o resultado pelo celular ou no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Justiça Eleitoral divulgou os BUs (Boletins de Urna) de todas as seções eleitorais onde houve votação no domingo (2), primeiro turno das eleições municipais.

    Os boletins de urna contêm todas as informações acerca da votação em determinada seção: quantidade total de eleitores, comparecimento e faltas; nomes, partidos e números dos candidatos do município para os cargos de prefeito e vereador; votos brancos e nulos; número de votos nominais e de votos de legenda; e o total de votos para cada partido.

    Com a posse destes dados, o eleitor pode fazer uma auditoria do resultado das eleições. Isso pode ser feito através do aplicativo “Boletim na Mão”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

    Para utilizar o aplicativo, é necessário ter escaneado o código QR (QR Code) do boletim que foi impresso e afixado na sua seção eleitoral.

    De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, esse aplicativo possibilita ao cidadão atuar como um fiscal do processo eleitoral. “O Boletim de Urna torna o resultado público imediatamente após o término da votação. Tudo o que acontece a partir dali, como a transmissão e a apuração, fica transparente. Isso acontece em 100% das 461 mil seções eleitorais”, explica.

    Acesso pelo site do TSE – O eleitor também pode consultar os Boletins de Urna pelo portal do TSE, para isso deve informar os seguintes dados: turno da eleição, estado, município, zona eleitoral e seção eleitoral. Todas essas informações constam no Título de Eleitor.


    Quem não tiver o documento em mãos, e quiser saber sua zona e sessão eleitoral, pode consultar através do aplicativo “Onde vota”, disponibilizado pela Justiça Eleitoral na Apple Store e Google Play.



    Fonte: campgorandenews
    por: Richelieu de Carlo
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/saiba-quantos-votos-cada-candidato-recebeu-na-urna-em-que-voce-votou