CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/10/2016

    Professores recomendam relaxar no último fim de semana antes do Enem

    Para especialistas em preparação de alunos para o exame, este não é mais o momento de aprender novos conteúdos, mas de preparar a mente para um bom desempenho nos conhecimentos já adquiridos.

    Divulgação

    Nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), mais de 150 mil estudantes deverão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 no Mato Grosso do Sul, de um total de 9,2 milhões de inscritos no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A poucos dias do momento decisivo, muitos candidatos ainda têm dúvidas sobre como aproveitar da forma mais produtiva o tempo restante.

    Para a maioria dos professores especializados em preparação de alunos para o exame, o último fim de semana antes das provas – que será nos dias 29 e 30 de outubro de 2016 – não é mais o momento de aprender novos conteúdos, mas sim de preparar a mente e adaptar o corpo para obter um bom desempenho com relação aos conteúdos já aprendidos.

    Para o professor de Atualidades e Sociologia do Colégio Dom Bosco, Fortunato Lopes Bennett, é possível conciliar descanso e entretenimento com atualização e fixação de conceitos, sem o estresse das fórmulas. “Recomendo aos meus alunos que assistam os filmes indicados nas apostilas, como forma de atualização principalmente para a redação. Isso serve de estímulo e incentivo emocional para o candidato focar em temas relevantes que são refletidos nas questões do Enem”, observa.

    O professor também aconselha prestar atenção às notícias sobre grandes temas atuais, em áreas como política, economia, meio ambiente e direitos humanos, que podem ser assunto de questões e da redação. “Também é interessante retomar a leitura das obras clássicas da literatura brasileira que costumam ser objeto das questões. Mas não é o caso de tentar fazer tudo num único fim de semana. O ideal é escolher uma ou duas atividades”, acrescenta.

    Já para o professor de História Clacir José Bernardi, também do Colégio Dom Bosco, o melhor a fazer no último fim de semana antes das provas é se distrair completamente. “Recomendo um programa bem tranquilo e descontraído para compensar tantos meses de pressão. Um tereré com amigos, um passeio no shopping center com os pais ou até uma saída noturna, desde que sem extravagâncias, álcool e alteração no horário de dormir, são boas opções”, afirma.

    Para quem acredita que está bem relaxado e pode continuar focado nos conteúdos, a dica dos professores é aproveitar o fim de semana para testar os conhecimentos em simulados disponíveis na internet ou ainda nas provas dos anos anteriores. “O ideal é que o estudante busque a área do conhecimento de que mais goste para resolvê-la. Assim, o exercício também envolverá um pouco de descontração”, acrescenta o Clacir.

    No Mato Grosso do Sul, as provas começam pontualmente às 12h30 (horário local), com abertura dos portões dos locais de prova às 11 horas e fechamento às 12 horas. No dia 5 (sábado), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração total de quatro horas e meia. No dia 6 (domingo), será a vez dos testes de Linguagens, Matemática e Redação, com duração total de cinco horas e meia.



    Fonte: 80 20 Marketing
    Por: Fernanda Oliveira



    Imprimir