CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/10/2016

    Feriado baixa estoques e Hemosul pede mais doações de sangue

    A administração pede doações de sangue dos tipos O negativo e O positivo. (Foto: Fernando Antunes)

    O feriado prolongado da semana passada, baixou os estoques de sangue do Hemosul de Campo Grande, principalmente por que doadores regulares costumam viajar nessas datas. A instituição pede para que a população volte a doar, principalmente o tipos sanguíneo O negativo e positivo.

    Apesar do bom número de doação ontem (18), hoje apenas 52 pessoas se candidataram, mas nem todas preenchem os critérios e o número acaba sendo menor, segundo a médica Marina Torres, gerente técnica do centro. 

    A gerente explica que o centro precisa de 120 a 150 doações por dia, porém em semanas de feriados esse número não passa de 80, período em que o sangue se torna mais necessário devido a maior ocorrência de acidentes.

    "Essas 170 doações de ontem foram feitas por grupo de Ribas do Rio Pardo que participava de uma ação, mas no restante dos dias ficamos com carência", explica Marina.

    O casal de servidores públicos Damares Carceres e Roberto Carceres foi fazer a doação hoje. Eles ficaram sabendo que o estoque estava baixo, precisavam de uma folga no trabalho e decidiram unir o útil ao agradável. “Já somos doadores e sempre que dá a gente ajuda”, diz Damares.

    Fábio Almeida é doador há 10 anos, começou aos 17 e diz que doa regularmente como forma de ajudar o próximo. “Se é desse jeito que eu posso ajudar eu venho, não me fará falta, mas pode salvar uma vida”, acredita.

    Também tem que se ponha no lugar de quem precisa. “Resolvi ajudar hoje, porque amanhã posso precisar”, diz o promotor de vendas Jossimar Freitas, 32 anos. Ele conta que se mudou pra Campo Grande há pouco mais de um ano e ainda não tinha doado, mas que agora pretende ir sempre”.

    Critérios para doação 

    Os doadores devem ter de 16 a 69 anos, quando menores precisam estar acompanhados dos pais, ter 55 quilos ou mais e estar bem alimentado. Algumas doenças impedem a doação. Também é necessário fazer um intervalo de dois meses, para os homens e de três para mulheres.

    Dúvidas podem ser tiradas através do telefone (67) 3312-1500 ou pela site do Hemosul. O centro fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1304, Centro, o horário de funcionamento é das 7h até as 17h.



    Fonte: campograndnews
    Por: Julia Kaifanny
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/feriado-baixa-estoques-e-hemosul-pede-mais-doacoes-de-sangue