CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/10/2016

    Eleitor pode denunciar crimes por telefone, internet e aplicativo de celular

    Diversos canais foram abertos para coibir crimes eleitorais

    TRE-MS tem disponível o dispositivo para celular, além de receber denúncia pessoalmente para juízes eleitorais (Foto: Arquivo)

    Os eleitores podem denunciar crimes eleitorais neste domingo (2), por telefone, internet e aplicativo de celular, em diversos canais, que foram abertos pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil MS), MPF (Ministério Público Federal) e TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS).

    O TRE-MS disponibilizou o aplicativo chamado "pardal", onde os eleitores podem fazer denúncias pelo celular e tablets, durante o dia da eleição. Os casos serão encaminhados para o Ministério Público Eleitoral, que vai avaliar se serão transformados em processos. Neste espaço podem ser enviadas fotos, vídeos e áudios.

    Também foi aberto o sistema "web denúncias" do dia 15 de agosto até ontem (01), mas não vai funcionar neste domingo, quem quiser apresentar uma denúncia pessoalmente, pode fazer diretamente ao juízo eleitoral competente.

    Já o MPF deixou disponível o telefone (3312-7200), além do próprio site da instituição para registrar denúncia e o aplicativo chamado SAC, que pode ser usado em celulares e tablets, com ocorrências em tempo real. Nesta ferramenta pode anexar imagens e depois acompanhar os processos.

    No interior do Estado, a instituição informa que os eleitores precisam procurar o MPE (Ministério Público Eleitoral), para que os promotores que atuam na eleição, tomem as devidas providências cabíveis.

    Campanha 

    A OAB-MS junto com outras entidades também vai disponibilizar o site (contraocaixadois.oabms.org.br) e o telefone (3318-4780). Eles já estão recebendo as denúncias desde o começo da campanha eleitoral e vai estar aberto durante todo o dia da eleição.Os casos também serão encaminhados para análise da Justiça Eleitoral.



    Fonte: campograndenews
    por: Leonardo Rocha
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/eleitor-pode-denunciar-crimes-por-telefone-internet-e-aplicativo-de-celular