CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/10/2016

    Delação de Delcídio que cita Aécio e Paes desenterra CPMI dos Correios

    Na delação premiada, o ex-senador disse que o senador Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, “enviou emissários” para barrar quebras de sigilo de pessoas e empresas investigadas, entre elas o Banco Rural 

    ex-senador Delcídio do Amaral - Arquivo

    Após a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, o Supremo Tribunal Federal autorizou a PGR (Procuradoria-Geral da República) a ter acesso aos arquivos da extinta CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios), criada na década passada para investigar as denúncias do mensalão. A CPMI foi presidida por Delcídio.

    A medida foi autorizada no inquérito em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-senador Delcídio do Amaral, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, são investigados na Corte.

    Na delação premiada, o ex-senador disse que o senador Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, “enviou emissários” para barrar quebras de sigilo de pessoas e empresas investigadas, entre elas o Banco Rural.

    Um dos emissários, segundo Delcídio, era Eduardo Paes, secretário-geral do PSDB na época, Conforme relato do ex-senador, o relatório final da CPMI foi aprovado com “dados maquiados”.

    O ministro do STF, Gilmar Mendes atendeu a pedidos da PGR para acessar os arquivos da CPMI, além de autorizar a quebra de sigilo de dados do Banco Rural sobre as informações bancárias enviadas para a comissão.

    A assessoria de Aécio Neves diz que o senador considera “adequada a decisão do ministro Gilmar Mendes referente à CPI dos Correios, pois contribui para garantir transparência ao processo”.

    A assessoria do senador divulgou também nota pública do secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, de maio deste ano, na qual ele esclareceu, em resposta a matérias sobre esse assunto divulgadas na imprensa, que o acesso de Aécio Neves a documentos da CPMI dos Correios obedeceu a todos os requisitos legais.




    Fonte: Midiamax
    Por: Diego Alves
    Link original: http://www.midiamax.com.br/politica/delacao-delcidio-cita-aecio-paes-desarquiva-cpmi-correios-319067