CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/10/2016

    Cartórios do interior estarão de plantão para justificativas

    Eleitor deve ficar atento ao que pode e não pode fazer neste domingo

    Hoje, eleitores retornam às urnas no segundo turno - Divulgação

    O eleitor que estiver no interior do estado neste domingo terá de justificar sua ausência. Para este serviço, os cartórios eleitorais dos municípios-sede de zona eleitoral receberão urnas para que o eleitor possa se dirigir ao local, munido de documento de identidade e título de eleitor, justifique seu voto. Se no município não houver cartório eleitoral, quem não votou tem prazo de 60 dias para comparecer ao Fórum Eleitoral e justificar a ausência. Além dos municípios-sede haverá ponto de justificativa nos Postos de Atendimento ao Eleitor de Douradina e Glória de Dourados.

    Neste segundo turno, valem as mesmas regras que no primeiro: para poder votar, o eleitor precisa apresentar documento de identificação com foto. De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor: carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto, de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. 

    Ao ir às urnas, os eleitores devem estar atentos à proibição de qualquer tipo de propaganda no dia da eleição e, se descumprida, pode ocasionar prisão. As manifestações só podem ser feitas de forma silenciosa, pois todo uso de alto-falantes, e amplificadores de som ou promoção de comício ou carreata está proibida hoje.



    Fonte: CE


    Imprimir