CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/10/2016

    Aprovação do fim da participação obrigatória da Petrobras em projetos do pré-sal é uma grande vitória, afirma Marun

    deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) - Reprodução

    O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) comemorou nesta semana a importância da aprovação do Projeto de Lei que põe fim a obrigatoriedade da Petrobras na exploração de petróleo em projetos do pré-sal.

    O texto entrou em pauta de votação na noite de quarta-feira (05) no plenário da Câmara Federal e por 292 votos a 101 e apenas uma abstenção, o texto-base do Projeto de Lei 4567/16, foi aprovado. 

    De autoria do à época senador e hoje ministro das Relações Exteriores, José Serra, o projeto de lei garante a petrolífera o direito de escolher se participa ou não das atividades de exploração nos campos de pré-sal.

    “Sai à obrigatoriedade e fica mantido o direito de preferência da Petrobras. Onde a Petrobras não se interessar, poderemos licitar para outras empresas nacionais e estrangeiras. E mesmo se as empresas estrangeiras forem vencedoras as vantagens são muitas: bilhões pagos na licitação. ‘Em Libras’ foram 15 milhões de reais, 42% do petróleo coletado vem para o governo brasileiro, 15% de royalties, imposto de renda, investimentos bilionários e geração de empregos. Na verdade, começamos a salvar a Petrobras”, ressalta Marun.

    “O Brasil não pode esperar que uma empresa como a Petrobras se recupere financeiramente para poder investir naquilo que ela entende não ser adequado”, finaliza.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Juliano S. Marzola