CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/10/2016

    AMPLA VISÃO| Sem Lula, PT apoiará Ciro Gomes?



    TRAGÉDIA O PT perdeu as calças – desde Amambai (MS) onde o candidato Anísio Prego ficou em 3° lugar – até Porto Alegre (RS) que governou por 16 anos, com 16% dos votos válidos. Após 2012, o PT encolheu 60,9% - perdeu 6 em cada 10 votos. 

    REPETIÇÃO O então presidente da União Soviética Nikita Kruschev denunciou em 1956 os crimes de Josef Stalin. Em 2016, no Brasil, graças a Lava Jato, comunistas e petistas, de mãos dadas, foram massacrados nas urnas. E a fila é longa. Outros virão. 

    LULA O ex-presidente perdeu o ‘status’ de pai e herói da pobreza. As denúncias são graves e os seus advogados ainda não convenceram. É voz geral: depois do José Dirceu, João Vaccari, dos empresários sacanas, a vez dele está chegando; tá pertinho. 

    EXPECTATIVA Basta uma condenação para Lula perder a primariedade. Aí o pau de bate em Chico baterá em Francisco. Mesmo os ministros do STF nomeados por Lula e Dilma não poderão ignorar as provas. Se a lei é igual para todos, ele não seria exceção. 

    DE NOVO? Lula enrolado e o PT sem substituto. O PDT quer o apoio a candidatura presidencial de Ciro Gomes. A última ‘boa’ dele foi defender a então presidente Dilma. A mais famosa, em 2002, ao ridicularizar o papel da própria ex-mulher ( Patrícia Pillar). 

    ‘NOSSO TRUMP’’ O candidato Donald Trump encolheu no debate na TV. quando perguntado sobre suas opiniões a respeito das mulheres. Ciro Gomes ficaria igualmente de saia justa se instado a explicar seu machismo desvairado contra a delicada Patrícia. 

    ‘OPOSIÇÃO’ Do ex-presidente Getúlio Vargas: “ é mais fácil ser oposição do que situação; trabalha-se melhor com o imaginário ingênuo das pessoas”. Quanto ao embate eleitoral ele assim definia: “ Não é a oposição que vence, é a situação que perde”. 

    A LIÇÃO “Todo ser pensamente votará em você” – dizia uma entusiasmada eleitora ao candidato democrata Adlai Senvenson, contra Eisenhower em 1956. Ele respondeu: “Isso não é suficiente. Preciso da maioria”. E o democrata perdeu para o republicano. 

    SAÚDE No centro do debate sucessório aqui na capital. Mas o caos é geral – com a ‘PEC do teto’ aumentou a preocupação. Ora! Se em 2013l gastamos só 591 dólares per capita com saúde, os argentinos gastaram 1.167 dólares e os ‘U.S.A’ - 4.307 dólares. 

    PEDRO CHAVES A bagagem de reitor incorporado ao mandato de Senador. Atua em comissões e audiências no Senado, discute emendas, recebe prefeitos, autoridades e está presente em eventos na capital e interior. É voz geral: ele se encantou com a política. 

    DINOSSAUROS As leis trabalhistas representam um frio da espinha de quem se propõe a gerar emprego. Criadas em 1943, estão na contramão da realidade mundial. Se aqui temos 4 milhões de ações trabalhistas ao ano, no Japão são 3 mil. Como competir? 

    É NOTÓRIO: A recuperação dos empregos, a retomada do crescimento e a melhora da competitividade passam inclusive pela reforma da Consolidação das Leis Trabalhistas. Esse pessoal da ‘esquerda’ precisa acordar e criar juízo - ou o país vai para o vinagre. 

    LEMBRANDO o ex-ministro Roberto Campos: “o poder sindical é essencialmente o poder de privar alguém de trabalhar ganhando os salários que estaria disposto a aceitar”. O mais irônico do quadro: os dirigentes sindicais ganhando sem trabalhar. Assim é fácil. 

    ‘RESSURREIÇÃO’ Em 2006 foram 39.643 votos só na capital para deputado federal. Em 2010, reelegeu-se com 34.870 votos. Em 2012 não se elegeu vereador na capital - 4.912 votos. Aleluia: em 2016, dr. Antonio Cruz foi eleito vereador com 3.380 votos. 

    O EXEMPLO de Antonio Cruz mostra a incrível volatilidade do patrimônio eleitoral de eleição para eleição. Como explicar a perda de seus 35 mil votos em 6 anos (2006-2012)? Isso prova: o desempenho nas urnas está atrelado também a outros fatores. 

    CAPITAL Após a ressaca do 1º turno, os dois postulantes à prefeitura estão nas ruas em campanha. O acerto com Bernal não mudou a postura de Marquinhos. Por outro lado, a candidata Rose demonstra raro vigor ao recuperar-se da cansativa jornada. 

    INSISTO O total de votos a espera da melhor proposta abrange os eleitores que não votaram (19,20%); mais de 54 mil que votaram em branco ou anularam o voto; 52.636 que votaram nos outros postulantes e os 111.128 eleitores do prefeito Alcides Bernal. 

    ‘AROEIRA’ A invejável disposição do governador Reinaldo surpreende até os mais próximos nas tratativas da sucessão da capital. Ele não se deixa abater e passa energia positiva à candidatura de Rose Modesto. É possível inclusive que o senador Aécio Neves visite Campo Grande para dar aquela força. 

    O JOGO está sendo jogado. Na análise dele entram vários fatores, inclusive a teoria da imprevisibilidade das urnas. Mas Marcos Trad tem a vantagem do aspecto psicológico, como do técnico do time que ganhou o primeiro jogo e com bom saldo de gols a favor. 

    SURPRESAS acontecem nas eleições. O eleitor está assistindo aos programas na TV. com poder de influencia. Mas não se pode subestimar a sabedoria do imaginário popular, ou seja, quando eleitor decide influenciado pelo seu universo e conveniências. 

    ALÍVIO A mudança do teto do ‘Simples’ para R$3,6 milhões anuais beneficiará 33 mil empresas, recolhendo todos os tributos com um só documento. Decisão do Governo Estadual sensível aos apelos dos dirigentes da Fiems e Fecomércio. Vale para 2017. 

    A FILA Não é só o ex-presidente Lula que está preocupado. A decisão recente do STF que manda prender os condenados de 2ª. instância, ainda com recursos pendentes no STF e STF atingirá muita gente. Aqui temos o deputado estadual João Grandão (PT) condenado no TRF-1 a 11 anos e 10 meses de prisão em regime inicialmente fechado. 
    “Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante as guerras e após as caçadas” (Otto Von Bismark)