CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/10/2016

    A partir deste sábado, operação pré-piracema tem início nos rios de MS

    Operação nos rios de MS começou hoje (Foto: Divulgação)

    A partir de hoje, 1º de outubro, tem início a operação pré-piracema da Polícia Militar Ambiental em Mato Grosso do Sul. A ação é para reforçar a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória por causa da proximidade do período de piracema, época em que vários cardumes já se encontram formados.

    A operação pré-piracema envolverá 362 policiais, e ainda englobará a operação “Padroeira do Brasil” e “Dia de Finados”, que são realizadas todos os anos. A operação pré-piracema se estenderá até o dia 6 de novembro às 8h, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai, que ocorrerá no dia 5 de novembro.

    Neste ano a operação começou mais cedo, uma estratégia para prevenir e reprimir a pesca predatória. Tradicionalmente, a ação era realizada a partir do dia 25 de dezembro, mas desde 2013 tem sido antecipados para o dia 1 de outubro, em razão dos problemas encontrados nos últimos dois meses de pesca aberta em todos os anos (setembro e outubro).

    No mês passado foram presos 21 pescadores com quase 1 tonelada de pescado ilegal Também foram autuados administrativamente 14 pescadores por falta de licença de pesca. Durante a operação do ano passado foram 57 autuados por crimes ambientais, sendo 26 por pesca ilegal. Foram aplicadas multas que atingiram R$ 771.780,00.




    Fonte: campgorandnews
    Por: Anny Malagolini
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/a-partir-deste-sabado-operacao-pre-piracema-tem-inicio-nos-rios-de-ms