CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/09/2016

    TRE-MS disponibiliza aplicativo para denúncias eleitorais no celular

    Aplicativo Pardal vai receber denúncias na eleição (Foto: Reprodução - TSE)

    O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) vai disponibilizar um aplicativo chamado "Pardal", para receber denúncias de infrações eleitorais, pelo celular ou tablets. Estas informações enviadas pela população serão encaminhas ao Ministério Público Eleitoral, que ficará responsável pelas providências cabíveis.

    Caberá ao Ministério Público analisar se as denúncias são pertinentes e se tratam de infrações eleitorais, prosseguindo com o devido processo contra partidos, coligações e candidatos a prefeito e vereadores.

    A intenção da Justiça Eleitoral é oferecer uma nova ferramenta ao cidadão, que hoje pode tirar fotos, fazer gravações de vídeos e áudios, com mais facilidade.

    Quando este aplicativo foi lançado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi dito que seria uma nova ferramenta de combate à corrupção, além de contribuir para o "exercício da cidadania", chamando a sociedade para participar do processo (eleitoral), para que esta denuncie irregularidades.

    O aplicativo foi desenvolvido primeiro pelo TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo) e depois adotado pelos demais estados. O cidadão pode tirar a foto, vídeo ou áudio e enviar pelo aplicativo no celular para as autoridades. O "Pardal" está disponível nas lojas on-line para dispositivos móveis (celulares e tablets).




    Fonte: campograndenews
    Por: Leonardo Rocha
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/tre-ms-disponibiliza-aplicativo-para-denuncias-eleitorais-no-celular