CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/09/2016

    Morre, aos 94 anos, ex-primeira dama de MS Lourdes Fragelli

    (Foto: O Pantaneiro)

    Faleceu nesta quinta-feira (22) a ex-primeira-dama de Mato Grosso do Sul Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, aos 94 anos, em Campo Grande em consequência de um quadro de pneumonia, informou o site O Pantaneiro. Segundo Alaíde Monteiro de Lima Ribeiro, secretária da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o sepultamento ocorreu às 17h30 no Cemitério Municipal de Aquidauana distante 148 quilômetros de Campo Grande.

    Conforme informou a secretária da Igreja Matriz, o corpo da ex-primeira-dama chegou por volta das 16h20 ao local e em seguida a celebração de corpo presente foi iniciada. Os ritos foram presididos pelo padre Sérgio Reis Lima e acompanhados pelos padres José Afonso Tremba e Francisco Cáceres. Amigos e familiares estavam presentes e acompanharam o cortejo que levou o corpo ao cemitério.

    Homenagem

    Em 15 de março de 2011 Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em sessão solene comemorativa ao Dia da Mulher, por indicação do deputado estadual Felipe Orro (PDT).

    Ela atuou com firmeza ao lado do marido, teve papel relevante na assistência social durante os quatro anos do governo Fragelli e desenvolvia trabalhos de caridade em Aquidauana.

    Cuiabana

    “Nasci em Cuiabá, no dia 2 de junho de 1922. Eu sou cuiabana, prezo muito a minha origem de cuiabana, da minha família, de tudo, gosto muito de Cuiabá, acho os cuiabanos excepcionais, gente boa, alegre, comunicativa, caridosa, piedosa. As igrejas em Cuiabá vivem cheias. Eu gosto muito de Cuiabá”.

    Na verdade, Dona Lourdes é cuiabana por força das circunstâncias: sua mãe, Maria Constância, nas últimas semanas de gestação, visitava a família na Capital do então Mato Grosso uno. E o pai de Maria Constância, o governador Pedro Celestino, não deixou que a filha se lançasse na longa e cansativa viagem de retorno, pois estava “pesadona”, como descreve. “Naquele tempo era muito difícil a viagem. Vinha de barco até Corumbá, depois pegava o trem pra Aquidauana”.

    E assim nasceu a Lourdes Cuiabana, que com meses de vida fez a primeira viagem no colo da mãe, de regresso à fazenda da família em Aquidauana. Aos mais tarde, Cuiabá faria nascer a Lourdes militante política, ativista das causas sociais, uma novidade para a época.

    Internato

    Herdeira de uma das famílias mais importantes do então Mato Grosso uno, Dona Lourdes Fragelli revela uma história simples de menina recatada, afastada dos pais aos 11 anos de idade para estudar em colégio interno, da moça “sem mocidade” (pois saiu do colégio e logo se casou) e da companheira leal e amorosa que só tem uma queixa a fazer do marido: sua ausência logo nas vésperas de completar 70 anos de casados. “É uma pena ele ter morrido (José Fragelli faleceu no dia 30 de abril de 2010).”

    Em seu calendário de oito décadas o tempo ganha outra dimensão: “Essa rodovia (a BR-262, entre Campo Grande e Aquidauana) é nova, coisa de agora. Pois foi o presidente Médici (1969-1974) que nos deu.” Até então a opção mais viável para viajar a Campo Grande era de trem.

    E foi o trem que levou a menina ao Rio de Janeiro, jornada de três dias. “Estudei o ginásio no colégio Sion, em Petrópolis, porque minha mãe havia estudado lá. (...) Tinha muita saudade da família porque fui criada na fazenda, tudo muito à vontade, Mas foi muito bom: eu aprendi a viver sozinha, determinar minha vida, saber fazer as coisas, amadureci mais cedo.”

    Dos 11 aos 18 anos ela só passava as férias escolares com a família em Aquidauana. “As férias de julho eram muito curtas, só 15 dias. E como eram três dias para vir, três dias para voltar, sobrava só uma semana. Então eu ia para o Rio de Janeiro, na casa de uma tia, e minha mãe ia me visitar.”

    No Rio de Janeiro fez o Colegial e estudou idiomas. “Naquela época moça não trabalhava. Eu lembro que a primeira moça que se formou num curso superior foi a Alzirinha Vargas, filha do Getúlio Vargas. Ela era advogada.”

    Da educação que os pais lhe deram só tem a agradecer. “Eu era filha única, de mulher só eu em casa, mas não tinha assim muitos gostos, não. Meus pais me criaram na medida. E foi bom, porque eu casei cedo, e soube determinar a minha vida, acompanhar meu marido, fazer tudo como ele queria. Ajudei muito ele, isso eu ajudei, encho a boca e falo. Eu fui esposa, como diz o Evangelho, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.”

    O casamento

    Casou cedo, antes de completar 19 anos, no dia 15 de junho de 1941. Saiu do rigoroso internato de freiras já de casamento marcado e por isso diz: “não tive mocidade”. Mas a vida ao lado do marido é a parte que mais ocupa seu relato.

    “Meu tio Fernando Corrêa da Costa era presidente do Rádio Clube, na época ficava na esquina da Calógeras com a Avenida Afonso Pena, onde hoje é um banco grande. E nós fomos passar o Carnaval em Campo Grande e no baile eu conheci o Fragelli.”

    Fragelli já era promotor de Justiça, cargo que ocupou por 15 anos. No fim da ditadura Vargas ele se candidatou a deputado estadual, venceu a eleição e o casal se mudou para Cuiabá. Fragelli se reelegeu e também ocupou cargos no primeiro escalão do governo do tio, Fernando Corrêa da Costa. Depois foi eleito deputado federal e se mudaram para o Rio de Janeiro, onde ainda era sediado o governo federal.

    Findo o mandato na Câmara Federal, Fragelli não queria mais participar da vida pública, “achava que era muito dispendioso”. O casal retornou, então, a Aquidauana e se dedicou à fazenda. Nesta época construíram o casarão, era o início da ditadura militar.

    Primeira-dama

    Fragelli voltaria à política pelas mãos de Emílio Garrastazu Médici, em 1970, sendo nomeado governador de Mato Grosso. O casal se muda novamente para Cuiabá. Em 74, findo o governo, retornam a Aquidauana e só em 1980 José Fragelli retoma a vida pública, elegendo-se senador por Mato Grosso do Sul.

    Teve a oportunidade de presidir o Senado num dos momentos mais importantes da história nacional, a transição democrática. Foi José Fragelli que, como presidente do Congresso Nacional, deu posse a José Sarney, então vice-presidente de Tancredo Neves.

    Com a vivacidade da mulher aquidauanense nascida em Cuiabá, Lourdes Fragelli acompanhou todos os passos do marido. Foi primeira-dama da nação por duas ocasiões, quando Fragelli substituía Sarney. Mas não são de Brasília suas mais vibrantes recordações; fala com mais paixão do trabalho que realizou em Cuiabá, como primeira-dama encarregada do Serviço de Obras Sociais.

    “O dinheiro vinha do esporte, acho que das entradas que cobravam para assistir aos jogos. Com esse dinheiro, por exemplo, no dia da criança eu mandava uma importância para as creches, no dia do idoso eu mandava para os asilos. E quando eles também tinham uma necessidade, me escreviam, e eu atendia na medida do possível.”

    Filantropia

    Em Aquidauana, é famosa pela filantropia. “Aqui o trabalho dela é muito grande em relação à essa parte assistencial. Asilo dos velhos, creches, igrejas, a Dona Lourdes sempre esteve presente. Muitas vezes empresta seu trabalho de forma anônima, tem essa discrição, não gosta de ter o foco todo voltado para ela”, descreve o amigo professor Fernando Pace.

    “Dona Lourdes é responsável pelo almoço da Padroeira, ela que organiza, faz toda a doação e o preparo dos alimentos, e repassa tudo o que é arrecadado para a Igreja. Faz também outro almoço, uma feijoada, em julho, e doa a arrecadação para a Igreja. Merece essa homenagem pela fibra dela, é um exemplo de mulher. Mais do que sua singeleza, tem princípios, éticos, morais, virtudes cristãs, faz dela uma pessoa muito humana, muito forte, num mundo onde é vivenciado o individualismo, o egocentrismo”, elogia o pároco da Matriz de Aquidauana, padre Reginaldo Nascimento Padilha.

    Sobre a importância do tributo às mulheres, Dona Lourdes é conclusiva: “Nós que damos sabor à vida de vocês. Ficamos esquecidas durante muitos anos. E a mulher ajuda”.



    Fonte: Midiamax
    Por: Tatiana Marin
    Link original: http://www.midiamax.com.br/cotidiano/falece-ex-primeira-dama-lourdes-fragelli-nesta-quinta-feira-22-campo-grande-316496