Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    quinta-feira, 1 de setembro de 2016

    Governo amplia prazo de saque do PIS/Pasep para 31 de dezembro

    Abono salarial| Quase 1 milhão de trabalhadores têm direito ao benefício de R$ 880,00. Confira a lista de quem pode sacar o abono

    Governo divulgou lista com nomes de quem tem direito ao abono salarial - Arquivo: EBC

    O prazo para os trabalhadores retirarem o benefício do Abono Salarial do exercício 2015/2016 foi ampliado para o dia 31 de dezembro de 2016. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho, e havia sido prorrogado pelo governo federal para terminar dia 31 de agosto.

    São quase um milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício de um salário-mínimo a que têm direito. “Fizemos uma intensa campanha na mídia e junto às entidades laborais e patronais e, até esta data, foram pelo menos 200 mil trabalhadores que sacaram o abono, após o prazo final de 30 de junho. Tenho certeza que vamos alcançar uma boa fatia desses um milhão de trabalhadores que ainda não sacaram com a ampliação do prazo para o final do ano”, ressaltou.

    O Ministério do Trabalho disponibilizou consulta por CPF no seu site para que o trabalhador possa saber se tem direito ao benefício. Outra opção ofertada foi a lista nominal, disponível para consulta por Estado e município, que totalizou mais de 2,3 milhões de acessos.

    Além disso, a Caixa encaminhou 39 mil mensagens de SMS, e o ministério, outros 90 mil e-mails, a cerca de 700 mil trabalhadores em todo o País. Foram realizadas chamadas diárias nas mídias sociais e em releases enviados aos meios de imprensa sobre a campanha.

    Com isso, de um universo de 1,2 milhão de trabalhadores que ainda não haviam sacado o Abono Salarial até o prazo normal, outros 200 mil tiveram acesso ao benefício de R$ 880. “É um valor substancial, principalmente para aquele trabalhador de baixa renda, que é o alvo da política pública.”, avaliou o ministro.

    Abono Salarial PIS/PASEP

    Têm direito ao benefício os empregados que tenham recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal; tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano-base 2014; estejam cadastrados há pelo menos 5 (cinco) anos; e que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social - RAIS.

    Informações por telefone:

    • Alô Trabalho, pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho 
    • Caixa, pelo número 0800-726 02 07
    • Banco do Brasil, pelo número 0800-729 00 01

    Informações pela internet:

    • No site do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br), clicando no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela. Nesse local, está a lista dos trabalhadores com direito ao abono que ainda não fizeram os saques. Essa relação está dividida por Estado e município. Os nomes dos trabalhadores estão em ordem alfabética. 

    • No site abonosalarial.mte.gov.br/, que disponibiliza uma ferramenta pela qual é possível saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o número do PIS/Pasep ou CPF e a data de nascimento.




    Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho

    --

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS