CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/09/2016

    Felipe representa ALMS na abertura da VIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

    Foto: João Prestes

    O deputado estadual Felipe Orro (PSDB), representando a Assembleia Legislativa, participou na manhã desta terça-feira (27) da abertura da VIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos promovida pela Santa Casa de Campo Grande. O deputado manifestou seu apoio à iniciativa e ressaltou a importância de se conscientizar as pessoas para a importância da doação de órgãos. "Pode salvar vidas, melhorar a vida de muitas pessoas que estão na fila de transplantes", frisou.

    Setembro é dedicado à conscientização da necessidade de se doar órgãos, portanto durante todo o mês a Santa Casa tem feito atividades nesse sentido. No domingo (25) aconteceu um passeio ciclístico com a participação de aproximadamente 300 pessoas. O evento de hoje consiste em palestras e é voltado a profissionais e acadêmicos da área da Saúde. O auditório da Santa Casa estava lotado.

    Ao contrário do que se convencionou a acreditar, não é preciso ter nenhum documento se declarando doador. Essa decisão cabe à família, após ser constatada a morte cerebral do paciente e havendo a possibilidade de aproveitar seus órgãos. Portanto, o ideal é conversar com a família e manifestar o desejo de ser doador.

    Ainda há muito tabu em relação à doação de órgãos. Neste ano, conforme dados da Santa Casa, de 43 pacientes potenciais doadores as famílias só autorizaram retirar os órgãos de 17. A Santa Casa faz 99% das coletas de órgãos e tecidos no Estado. 

    Importante ressaltar que, ainda conforme a Santa Casa, não há fila para transplante de córneas. Já não é o mesmo com outros órgãos vitais, como rins e coração. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 647 1633 ou 67 3312 1400.




    Fonte: ASSECOM
    Por: João Prestes