CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/09/2016

    Deputados aprovam a criação da Controladoria-Geral do Estado

    CGE vai realizar auditorias e fiscalizações do governo

    Deputados aprovaram projeto em primeira votação, na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

    Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, a criação e regulamentação da CGE (Controladoria-Geral do Estado), que terá a função de realizar o controle interno do governo estadual, conduzindo as auditorias, investigações e fiscalizações do poder público.

    Este projeto também prevê a estrutura, organização e atribuições do novo órgão, que vai funcionar nos moldes da CGU (Controladoria-Geral da União). A proposta agora segue para as comissões de mérito, para depois retornar ao plenário, para segunda votação. 

    A CGE vai realizar as atividades que antes eram limitadas e exclusivas a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), fazendo o controle dos gastos públicos e eventuais apurações de responsabilidades dos servidores. O objetivo é dar mais transparência e coibir atos de corrupção.

    O governo dispõe no momento da Auditoria Geral do Estado e Ouvidoria Geral, que agora vão funcionar dentro da CGE. Além das fiscalizações frequentes, também vai auditar contratos de secretárias, fundações e autarquias de governo, além de investigar eventuais denúncias no poder público. Os gastos públicos serão checados, para avaliação em relação a obras e projetos.

    A intenção é que o órgão tenha autonomia e independência para atuar. O governador também lembrou que com 70 mil funcionário entre ativos e inativos, é preciso ter um controle das atividades e projetos. O Portal da Transparência será de responsabilidade da nova estrutura.




    Fonte: campograndenews
    Por: Leonardo Rocha
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/deputados-aprovam-a-criacao-da-controladoria-geral-do-estado