CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/09/2016

    Candidatos de Campo Grande participam de debate da TV Morena

    Emissora e G1 transmitem ao vivo a partir das 22h35 desta quinta-feira. Este será o último debate antes do primeiro turno das eleições de 2016.

    Estúdio da TV Morena onde será realizado debate entre candidatos da capital (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

    Os candidatos à prefeitura de Campo Grande Alcides Bernal (PP), Alex do PT, Athayde (PPS),Coronel David (PSC), Marcelo Bluma (PV), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) participam, nesta quinta-feira (29), do último debate antes do primeiro turno das eleições municipais. O debate, realizado na sede da TV Morena, será transmitido pela emissora e também pelo G1 logo após a novela 'Velho Chico', a partir das 22h35 (de MS).

    A jornalista da TV Morena e apresentadora do MSTV, Lucimar Lescano, será a mediadora. O encontro reúne os candidatos de partidos ou coligações que têm mais de nove representantes na Câmara dos Deputados, regra estabelecida pela lei eleitoral para a realização de debates.

    O debate de ideias e projetos deve durar pouco mais de duas horas, além dos intervalos.

    Regras

    Nos quatro blocos do debate, os candidatos farão perguntas entre si. No primeiro e no terceiro blocos, os temas serão determinados por sorteio, ao vivo. A cada nova pergunta, será sorteado um novo tema. No segundo e no quarto blocos, os temas serão livres, os candidatos fazem as perguntas sobre os assuntos que quiserem.

    Em todos os blocos do debate, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. O tempo da pergunta será sempre de 30 segundos. O escolhido para responder tem um minuto e meio para resposta. Quem perguntou tem 45 segundos para réplica e quem respondeu também tem 45 segundos para a tréplica.

    A ordem das perguntas foi sorteada, anteriormente, na presença de representantes dos candidatos.

    No fim do quarto bloco, cada um poderá fazer suas considerações finais em ordem também estabelecida por sorteio.

    O primeiro bloco será de tema determinado. Nesse bloco e somente nele, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser questionados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não falou.

    No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.

    Ainda pelas regras do debate, nenhum candidato poderá falar fora da vez dele, não pode exibir para as câmeras qualquer tipo de documento ou panfleto. O candidato que se sentir ofendido por um adversário poderá solicitar direito de resposta, que será avaliado pela equipe da TV Morena. Se o direito de resposta for concedido, o candidato terá um minuto para se defender.

    Debates simultâneos

    A Rede Matogrossense de Televisão realiza, na noite desta quinta-feira, sete debates simultâneos com candidatos a prefeito das cidades de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis, em Mato Grosso.

    A definição dessas cidades obedece ao critério de transmissão do sinal das emissoras da TV Morena e da TV Centro América.




    Do G1 MS