CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/09/2016

    Campanha de prevenção ao suicídio será realizada sábado em Campo Grande

    Reprodução

    No próximo sábado (10), no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um Ato em Defesa da Vida será realizado no centro de Campo Grande, com distribuição de mensagens, exposição de faixas e conscientização da população sobre a importância de falar sobre o assunto.

    A ação faz parte da Campanha de Prevenção ao Suicídio Camilo Castelo Branco, promovida por espíritas de todo o país. Para o coordenador da campanha em Campo Grande, Leonardo Liziero, o objetivo é demonstrar que viver é sempre a melhor solução. “Seja qual for o motivo que leve alguém a pensar em tirar a sua própria vida, esse motivo não é maior e mais valioso que viver”, destaca Leonardo.

    Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2014, mostram por que o suicídio é considerado caso de saúde pública no Brasil e no mundo. A cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. O suicídio lidera o ranking mundial entre as mortes violentas, responsável por 56% de todos os óbitos.

    Em Mato Grosso do Sul, a cada dez pessoas que cometem suicídios, quatro são jovens entre 15 e 29 anos. O Estado tem a segunda maior taxa de suicídios na população jovem do país, segundo o Mapa da Violência 2014. Em relação à população em geral, MS ocupa a terceira posição no ranking.

    Outro dado alarmante é que para cada pessoa que consegue se suicidar, mais de 20 tentaram se matar sem sucesso uma ou mais vezes. Há uma tentativa a cada dois segundos. De acordo com um dos mais respeitados suicidólogos brasileiros, José Manoel Bertolote, professor da Universidade Estadual de São Paulo, em 90% dos casos, os suicídios estão associados a transtornos mentais e são diagnosticáveis e tratáveis.

    “Ações simples, pequenos gestos são capazes de mudar pensamentos. Por isso, precisamos falar sobre o assunto, precisamos demostrar que amamos viver. O amor é contagiante”, afirma Leonardo que convida a todos para participar da campanha de prevenção ao suicídio.

    Viver vale a pena

    A concentração do Ato em Defesa da Vida será a partir das 10 horas da manhã de sábado, dia 10 de setembro, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho. Mais informações pelo telefone 99847-6254.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Marcela Albres