CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/08/2016

    TRE-MS sorteia no dia 19 a ordem dos candidatos no rádio e televisão

    Propaganda eleitoral gratuita começa a partir de 26 de agosto

    Sorteio da ordem da veiculação dos candidatos na TV e rádio vão ocorrer dia 19 (Foto: Divulgação - TRE/MS)

    A 8° Zona Eleitoral de Campo Grande marcou para o dia 19 de agosto, uma audiência pública para sortear a ordem dos candidatos e coligações, na veiculação da propaganda eleitoral no rádio e televisão. Também será definida a elaboração do plano de mídia, para eleição da Capital. O evento vai ocorrer no Fórum Eleitoral, a partir das 14h.

    Foram convocados a participar do evento representantes dos partidos políticos e coligações, assim como das emissoras de rádio e televisão de Campo Grande. Este sorteio tornou-se oficial, antes do início da propaganda eleitoral, para dar lisura, credibilidade e transparência ao processo.

    A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começa no dia 26 de agosto e se estende até 29 de setembro. Os candidatos a prefeito e vereadores terão 35 dias para apresentar suas propostas, uma redução de 10 dias, comparada ao último pleito eleitoral, em 2014.

    De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os canais de rádio e TV devem reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes ao dia, de segunda a sábado. No rádio será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Para televisão ficará nos horários das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

    Já as inserções ao longo da programação terão tempos de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, tendo um total de 70 minutos diários, distribuídos no período entre 5h e 00h. 

    Caberá a Justiça Eleitoral de cada município a partir do dia 15 de agosto, quando termina o prazo de registro de candidaturas, fazer o cálculo do tempo de cada candidato.

    A divisão deste tempo será de 60% para prefeito e 40% para vereador. O critérios para esta distribuição será de 90% proporcional ao número de representantes na Câmara dos Deputados e outros 10% restantes serão repassados de forma igualitária.



    Fonte: campograndenews
    Por: Leonardo Rocha
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/tre-ms-sorteia-no-dia-19-a-ordem-dos-candidatos-no-radio-e-televisao

    --