CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/08/2016

    CLIMA| Volume de chuva já é o dobro do esperado para o mês em 3 cidades de MS

    Temperaturas seguem em declínio 

    Chuva continua até amanhã (Foto: Cleber Gellio)

    O guarda-chuva vai continuar sendo o companheiro dos sul-mato-grossenses neste início de semana. É que uma frente fria, associada a áreas de instabilidade, deixa o tempo nublado até amanhã (30). Em três cidades choveu, do dia 1º a 23, mais que o dobro do esperado para todo mês de agosto, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    Nas cidades da região sul do Estado, choveu apenas nesta segunda-feira (29) mais de 20mm. Até o início da tarde de hoje, Sete Quedas foi a cidade que mais choveu, 24,6mm, seguida de Miranda 23mm. Na Capital, já foram 6mm. Na região leste, Três Lagoas, Chapadão do Sul, ainda está seco, e “a chuva deve chegar do fim da tarde para o início da noite”.

    No acumulado do mês, Sete Quedas lidera o ranking estadual, seguido de Costa Rica e Ponta Porã, onde já choveu o dobro do esperado. Em Campo Grande, até o dia 23 já tinha chovido mais de 80% do esperado para o mês.

    A menor temperatura registrada na madrugada desta segunda-feira (29) foi em Água Clara, 13,3°C, e Cassilândia (13,9ºC). Em Campo Grande, o dia começou com 19,4ºC. “Mas, as temperaturas estão em declínio e deve diminuir ainda cerca de cinco graus”, diz a mestre de Meteorologia, que trabalha no Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos), Franciane Rodrigues.

    Segundo a explicação para a mudança no tempo está em três sistemas que operam no Estado. “Uma frente fria estacionaria, associada a cavado altitude, traz áreas de instabilidades, que deixa o tempo nublado em todo o Estado, diminuindo as temperaturas”, explica.

    A assessoria de comunicação da Defesa Civil do Estado informou que ainda não há registros de problemas causados pela chuva no Estado. O Inmet emitiu alerta de chuva forte em diversos pontos do Estado, com ocorrência de trovoadas e risco de queda de granizo. Além disso, o vento sopra de noroeste a sul, novamente com rajadas acima de 70 km/h.

    Na terça-feira (30), a frente fria se desloca para leste, chove especialmente na madrugada e manhã, com mais intensidade no centro-leste e sudeste do Estado. A temperatura mínima será na região sul, chegando a 10ºC e máxima de 26°C na região do Pantanal.



    Fonte: Midiamax
    por: Catarine Sturza
    Link original: http://www.midiamax.com.br/tempo/volume-chuva-ja-dobro-esperado-mes-3-cidades-ms-313623 

    --