CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/08/2016

    ‘Casal Grávido’ leva orientações a pais neste sábado

    O programa foi criado com o objetivo de proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções a pais e mães.

    Foto: Ernesto Franco

    O programa de prevenção “Casal Grávido” realiza mais uma edição no próximo sábado (20). O programa foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno. O curso busca prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem, acompanhamento nutricional e, agora, Infectologia. O curso acontece de dois em dois meses e os interessados em participar devem ligar no (67) 3314-1010. A próxima edição do programa de prevenção acontece no dia 22 de outubro.

    Como o nome mesmo diz, o curso oferece atenção ao casal e, um dos diferenciais do programa, é a participação efetiva do pai que, além de receber as orientações, carrega, durante todo o curso, uma barriga postiça que, pesando cinco quilos, simula uma gravidez. No primeiro curso do ano, 15 casais participaram das atividades multidisciplinares.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems e idealizadora do programa, Maria Auxiliadora Budib, conta que a edição deste ano mantém o formato dos anos anteriores, contudo, com a inclusão de uma infectologista para dar orientações sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, principalmente o zika vírus.

    “A gente continua no mesmo molde dos anos anteriores, o casal chega para o primeiro curso e daqui ela tem a sequência, com assistente social, psicólogo e nutricionista todo mês, além da pratica esportiva com uma educadora física. A novidade deste ano é a inclusão de uma infectologista porque estamos vivendo um momento de incidências de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Então, os casais também irão aprender a prevenir o Aedes aegypti, que é o vetor dessas doenças”, explica a diretora.

    A infectologista Márcia Dal Fabbro será a responsável pelas orientações às gestantes nesta edição do “Casal Grávido”. Segundo a infectologista, ainda não se sabe muito sobre o zika vírus, por isso, neste momento, o principal é se prevenir.

    “No momento, o mais importante é a prevenção, como o uso de repelente, colocar uma tela na janela ou usar uma roupa mais fechada. Não sabemos muito ainda sobre o zika, apenas que não são todos os casos de mulheres que tiveram zika e que apresentaram problemas. Na verdade, nós sabemos o número de mulheres que tiveram zika e que a criança nasceu com problemas, mas não as que também tiveram o zika e não apresentaram problemas. Então, é importante fazer a prevenção e o acompanhamento para ter uma gestação saudável”, explica a infectologista.

    De acordo com a nutricionista Melissa Cappi, o acompanhamento nutricional oferecido no curso acontece em duas etapas: durante a gestação e até os dois primeiros meses após o nascimento. “Nós fazemos uma consulta com dieta e pesagem todo mês até o nascimento. Depois damos orientações sobre a alimentação até dois meses depois do nascimento. Essas orientações são importantes porque a gente previne algumas doenças que podem surgir durante a gestação, como a diabetes e a hipertensão gestacional. Com esse acompanhamento nutricional e com a atividade física que o programa também oferece, a gente consegue controlar essas possíveis doenças”, conta Melissa.

    O casal Jéssica e Daniel Siqueira participou da primeira edição do curso de 2016 e, para os dois, que são pais de primeira viagem, os ensinamentos trouxeram acima de tudo, calma para o grande momento. Jéssica está gravida de 17 semanas e se sentiu segura ao entender como funciona anestesia. “Eu aprendi muita coisa, pois não tinha noção nenhuma, nunca tive criança por perto para ajudar a cuidar, então, mais da metade das minhas duvidas foram sanadas, principalmente, sobre a anestesia. Para mim foi muito importante participar do curso porque me trouxe mais tranquilidade para o parto. A Cassems está de parabéns pela iniciativa”, conta Jéssica.

    Já Daniel, gostou muito de sentir, mesmo que por algumas horas, o quê a esposa sente durante os nove meses de gestação. “Esta barriga que a gente usa não é tão pesada como a dela, mas deu pra ter ideia do quê ela passa, principalmente, a dificuldade para ir ao banheiro. Foi muito legal a experiência para saber o que ela passa e entender o quê acontece com o corpo dela, como a questão hormonal, ou até sobre os médicos que irão acompanhar o parto e os tipos de procedimento. Eu sempre estive ao dela, mas com o curso eu me aproximei ainda mais”, afirma Daniel.

    Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é trazer tranquilidade aos pais nesse momento tão especial. “O curso tem a grande finalidade de proporcionar ao casal uma gravidez saudável, onde o casal se prepara para o nascimento de um filho que é o grande sonho do casal. Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade de preparar o casal parra uma gravidez tranquila e também que eles tenham um preparo melhor para a criação dessa criança porque os momentos iniciais do nascimento de um filho são momentos que promovem uma mudança muito grande na vida de todos os envolvidos. Então, esse programa tem a finalidade de proporcionar isso com a maior tranquilidade possível”, pontua o presidente.

    Ayache também destacou a importância da inclusão de uma infectologista no programa e a importância de prevenir o surgimento dessas doenças. “Hoje nós temos um cenário diferente, com doenças infecciosas que podem causar problemas para a gravidez e para o nascimento da criança. Então, nós estamos incluindo uma infectologista para preparar as mães para que elas se previnam para o surgimento dessas doenças e, assim, tranquilizar os casais”, finaliza Ayache.



    Fonte: ASSECOM

    --