CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/08/2016

    Bernal participa da troca de comando da Guarda Municipal nesta quinta

    Na ocasião, ele receberá a medalha José Antônio Pereira

    prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) - Divulgação/Arquivo

    O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), tem agenda pública nesta quinta-feira (8). Ele irá participar da troca de comando da Guarda Civil Municipal e entrega da medalha José Antônio Pereira. Bernal será uma das 38 personalidades homenageadas. Esta é a primeira vez, em 26 anos, que o comando da guarda será de um Guarda Civil Municipal.

    O evento é em comemoração aos 26 anos de fundação da Guarda Civil Municipal de Campo Grande, na qual 38 personalidades que se destacaram no serviço à comunidade e serão homenageadas com a medalha, instituída a partir de um decreto assinado pelo prefeito, publicada na edição do dia 4 de agosto no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

    A Guarda Municipal de Campo Grande, criada em 1990 e reformulada em 2007, tem efetivo de 1.305 guardas. A primeira turma da Guarda Municipal aprovada em concurso tinha 305 homens e nove mulheres.

    Nove anos depois, são 88 mulheres na tropa ocupando maior espaço, inclusive com cargos de comando. A GCM possui base nas sete regiões urbanas de Campo Grande. Na corporação, há Guardas especialistas em trânsito (GCM Trânsito), na preservação da integridade de mulheres vitimas de violência domestica (Patrulha Maria da Penha) e nas questões ambientais, com a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal.

    Atualmente, o comando da guarda é exercido pelo major da Polícia Militar Marcos César Hobel Escanaichi. Para cumprir o Estatuto Geral das Guardas Municipais, aprovado em agosto de 2014, que determina que em quatro anos todas as guardas municipais do país devem ser comandadas por um guarda civil, a cerimônia também contará com a posse do novo comandante da Guarda Municipal, que deverá ser um integrante da classe.

    Uma ex-assessora da Guarda Municipal informou ao Jornal Midiamax que o novo nome do comandante não foi discutido nem informado aos guardas. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande disse que o novo nome está guardado “a sete chaves”, e que só será revelado na cerimônia.

    A entrega da comenda acontece às 8h, no auditório da Semed (Secretária Municipal de Educação), localizado na rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.



    Fonte: Midiamax
    Por: Mariana Anjos
    Link original: http://www.midiamax.com.br/politica/prefeito-bernal-participa-troca-comando-guarda-municipal-nesta-quinta-311308

    --