CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/08/2016

    AMPLA VISÃO| Voto Camarão - no cardápio de eleitores e candidatos



    “HAPPY BIRTHDAY’ Pela segunda vez o pecuarista José Carlos Bumlai deve comemorar o ‘nat’ na cadeia. No dia 28 de novembro próximo completará 72 anos de idade. A primeira vez foi em 2015, ao ser preso no dia 24 de novembro na Operação Lava Jato. Santa ironia: faltou um bom conselheiro na vida do ‘ex-guru’ de Lula. 

    NA BIFURCAÇÃO Antevendo 2º turno da nossa capital, questiona-se qual finalista o PT apoiaria para a prefeitura? Pelas relações institucionais do PT e o Governador Reinaldo, a tendência seria apoiar a candidata Rose Modesto, caso ela chegue lá. 

    LEMBRO: O candidato do PT em 2012, deputado Vander Loubet, candidato a prefeito em nossa capital, obteve 21.377 votos - 4,87 dos votos. Agora o candidato Alex do PT repetirá a votação, apesar do desgaste na ‘Lava Jato’ e do impeachment presidencial? 

    ELEIÇÕES Decide-se por apenas um voto. Daí a necessidade de saber se conduzir no primeiro turno, evitando atritos que criem bolhas de rejeição no segundo turno. Negociar entendimentos práticos sem aprofundar questões estéreis é a postura ideal. 

    A PROPÓSITO Até aqui, a tendência - dentre as candidaturas postas, é que Alcides Bernal, Marcos Trad e Rose Modesto tenham maiores chances de chegar ao eventual 2º turno. Nem é preciso juntar o lé com o cré para se concluir: ainda não há favoritismo. 

    O RETROVISOR das eleições mostra-nos resultados inesperados por conta de vários fatores. O pleito de 2012 na capital é um bom exemplo. Tudo pode acontecer ao longo da campanha; erro na mensagem, escorregões na postura e escândalos incontornáveis. 

    CAMARÃO Raro na mesa da maioria dos brasileiros, esse crustáceo deve inspirar a postura de muitos candidatos à vereança, preocupados apenas com a própria sorte. Aí não exigem a fidelidade do eleitor quanto ao nome do seu candidato a prefeito. 

    A PRATICA velha e silenciosa é usual quando postulantes à Câmara Municipal não se sentem ‘prestigiados’ pelo candidato a prefeito. Mas eles não devem se esquecer: muitos eleitores também adotarão o voto camarão, votando apenas na chapa majoritária.

    OS ELEITORES se sentem efetivamente representados na Câmara Municipal? Se pelo IBOPE, 83% dos brasileiros não se sentem representados por partidos políticos, por analogia presume-se sentimento igual quanto aos vereadores. E eles precisam se conscientizar disso. Que tal avisá-los?

    VANTAGENS Os atuais vereadores dispõem de vários mecanismos para fixar seus nomes junto ao eleitorado ao longo do mandato. Prevista a reeleição da maioria deles. Os candidatos mais conhecidos pelo rádio e TV também tendem a serem beneficiados.

    CUIDADO! Vencedores nas urnas, muitos candidatos à vereança deverão perder na justiça por conta dos abusos nas mídias sociais. Lembro que as regras são rígidas e o cadastro dos computadores identificará aqueles que cometerem erros e excessos. 

    DIFERENTES As novas regras dificultam doações e apenas a pessoa física poderá ajudar seu candidato num percentual reduzidíssimo. Nestas eleições a propaganda terá tempo reduzido. A saída para muitos postulantes é apostar na saliva e na sola do sapato.

    BARBARIDADE O que pensam os pais dos alunos diante da postura da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, que transformou a entidade num reduto petista? O ato grevista previsto para o próximo dia 23 na capital é bem isso. Essa é a República dos Sindicatos. Só direitos! 

    HERANÇA Por dia, 375 lojas foram fechadas neste primeiro semestre no país, quase chegando a 68 mil lojas, sendo 143% a mais do que no 1º semestre de 2015. Os dados da Confederação Nacional do Comércio mostram esse quadro assustador. Aliás, o pessoal da FETEMS não dá um pio sobre isso e outras mazelas petistas. 

    LAMENTÁVEL Esse país tem jeito? O STF inviabilizou a Ficha Limpa decidindo que a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas, sem decisão idêntica da Câmara Municipal, não torna o candidato inelegível. Troca-se assim o julgamento técnico de especialistas - pela apreciação meramente política dos vereadores. 

    A QUESTÃO: Estariam os vereadores preparados para essa missão? Estariam imunes a influências de bastidores, barganhas eleitoreiras e de outra ordem? O eleitor deve analisar o nível de sua vereança, sua capacidade técnica inclusive - e prever o pior. 

    A PROPÓSITO No último dia 10, por ocasião da eleição da diretoria do Tribunal de Contas do Estado, a conselheira Maria Serrano já mostrava sua preocupação quanto a Lei de Responsabilidade Fiscal e sobre a decisão do STF, que fere o bom senso e decepciona a opinião pública inclusive. 

    MAIS UM? Querem criar o 36º partido. Trata-se do ‘Raiz – Movimento Cidadanista’. Em nível nacional a cabeça é a deputada Luiza Erundina; aqui o ex-deputado Semy Ferraz, ex-PT e ex-PSOL. Pergunta-se: com essa crise de credibilidade da classe política há clima para essa empreitada? Menos please!

    FRANCAMENTE A opinião pública da nossa capital, em especial a família jurídica, acompanha o impasse criado pelo Juiz de Direito Fernando Paes Campos que derrubou sua própria decisão de demolir a guarita do condomínio Nahima Park -construído em área pública. Tudo porque no local reside o magistrado Carlos Garcete. Se a moda pega , praças públicas poderão ser objeto do mesmo desejo. Mas desde quando pode-se alegar usufruto ou usucapião em áreas públicas? Mas a OAB vai se calar? Não quer se atritar com o Judiciário? E o prefeito Bernal, está com medo de que? Será que o meu velho amigo Fernando Paes, companheiro de tribunal do júri inclusive, mudou seus conceitos de direito e justiça? É o país!

    O CORPORATIVISMO no Brasil – em todos os segmentos – não fica apenas ao desrespeito aos valores éticos; avança também sobre o direito de uma forma geral. O cidadão comum, diante desta pratica, fica desarmado para reagir inclusive. Se quem devia dar bom exemplo, usa a ‘Lei de Gerson’ para levar vantagem, não há muita esperança de futuro melhor. 

    “A melhor vitória do Brasil na semana foi o placar de 59 a 21” (Mané Gallo)




    --