CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/07/2016

    SAÚDE| Frio pode aumentar riscos de infarto em até 30%

    Nessa época do ano, como gripes e resfriados, podem sobrecarregar o sistema circulatório

    Reprodução

    A queda da temperatura desde o início da semana pegou muita gente de surpresa e neste frio é importante ficar atento para as doenças cardiovasculares. A queda de dez graus pode aumentar de 30 a 40% o risco de complicações cardíacas e a taxa de infarto agudo do miocárdio pode aumentar até 30% no inverno. Estes dados são da campanha “Coração Alerta”, realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Mas como se dá esta relação?

    Estudos sugerem que em regiões mais frias e no inverno de países tropicais como o Brasil, a baixa temperatura se relaciona com maior ocorrência de internações hospitalares por problemas cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, especialmente em pacientes acima de 65 anos de idade.

    “Ao sentirmos frio, nosso corpo tenta produzir calor ao liberar substâncias chamadas catecolaminas, que agem fazendo a constrição de vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial. Essas alterações justificam a maior ocorrência de infarto no inverno. Além disso, passamos a comer alimentos mais gordurosos e diminuímos a prática de exercícios físicos”, explicou o médico Matheus Sigiliano Carneiro, cardiologista da UNICOR Macaé.

    Segundo o cardiologista, as doenças respiratórias comuns nessa época do ano, como gripes e resfriados, podem sobrecarregar o sistema circulatório e, consequentemente, o cardiovascular. “Nessas situações, as infecções agridem a superfície dos vasos sanguíneos e torna a placa de colesterol mais vulnerável a processos de trombose, favorecendo a ocorrência de infarto por oclusão das artérias do coração”, contou o médico. Por isso, pacientes que já possuem doenças cardiovasculares são mais suscetíveis e devem se cuidar para evitarem maiores complicações.

    As pessoas devem ficar atentas para os sintomas do infarto: “Ocorre um grande desconforto causado por uma dor forte sentida no peito e irradiada para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Além disso, a pessoa também pode ter uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea, vômitos e falta de ar”, afirmou o médico João Alexandre Farjalla, também cardiologista da UNICOR Macaé.

    Quem estiver próximo a alguém apresentando estes sintomas deve, em primeiro lugar, solicitar socorro urgente e tomar os seguintes cuidados: não dar nada para a pessoa ingerir; se a vítima desmaiar, confira se ainda há respiração e pulso, se não tiver, será necessário iniciar massagem cardíaca até o socorro chegar; nunca transporte a pessoa desfalecida; deixe-a em posição confortável, levemente inclinada e afrouxe suas roupas.

    A equipe de socorristas deve levar o paciente a uma unidade de urgência para o diagnóstico definitivo. Em caso de infarto, o paciente poderá ser encaminhado à UNICOR Macaé, junto ao hospital São João Batista.



    Fonte: Cidade
    Link original: http://cidadesbr.com.br/2016/07/22/frio-pode-aumentar-riscos-de-infarto-em-ate-30/

    --