CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/07/2016

    Santa Casa derruba nível de infecções pela metade

    Divulgação

    O SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da ABCG – Santa Casa realiza desde o mês de janeiro deste ano, um treinamento com todos os funcionários assistenciais orientando sobre medidas preventivas no controle a infecções relacionadas a assistência à saúde. Ao todo, 500 colaboradores já participaram da ação e em seis meses a Santa Casa baixou de 12% para 6% o nível de infecção hospitalar na unidade. O nível tolerado pela Anvisa é de até 15%. 

    Além disso, o SCIH realizou treinamento com os funcionários da higienização e também com os acompanhantes dos pacientes. A infectologista, Priscilla Alexandrino, conta que em 48 horas de internação, todos os pacientes podem apresentar bactérias mais resistentes aos antibióticos.

    “O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar controla o aparecimento de algumas bactérias e em alguns casos além das medidas habituais, como a higienização das mãos, precisa introduzir a precaução de contato para evitar a disseminação, pois isso gera paciente mais tempo internado e piora a qualidade de atendimento do assistencialista e com a redução que conseguimos atingir melhora os riscos de infecções desnecessárias”, explica.

    Os treinamentos já passaram por vários setores do hospital, entre eles a pediatria, queimados e clínica médica e surgiu por meio de demandas dos médicos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que perceberam que os pacientes tinham desfechos piores devido as bactérias no local. 

    “Com o treinamento já houve uma diminuição das precauções de contato de bactérias multirresistentes. Estão tendo uma prevenção maior dos eventos adversos relacionados a assistência à saúde”, afirma Priscilla. 

    Centro Cirúrgico

    Um outro fator de contribuição para a diminuição de infecções foi a reforma realizada no Centro Cirúrgico. A mesma substituiu o material de revestimento antigo das paredes por material de melhor higienização, modernizando e dando mais eficiência a um ponto importante do hospital. O Centro Cirúrgico não recebia nenhuma reforma ou atualização havia mais de 37 anos. 

    Precauções de Contato
    • Retirar anéis, pulseiras e relógio;
    • Higienizar as mãos com água e sabonete líquido antes de entrar no quarto do paciente;
    • Se o acompanhante é permanentemente paramentar-se (luva e avental descartável) ao manipular o paciente e após o termino do contato retirar avental e luva e higienizar as mãos;
    • Não sentar nem deitar no leito do paciente;
    • Não é permitida a visita a outros pacientes que não o seu, para evitar a infecção por meio do contato direto (tocando o paciente e estabelecendo a transmissão pessoa a pessoa), ou indireto (ao tocar superfícies contaminadas próximas ao paciente ou por meio de artigos e equipamentos).



    Fonte: ASSECOM

    --