CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/07/2016

    PT e PMDB cortam relações nas eleições municipais

    PMDB: com relações estremecidas devido ao processo de impeachment, partido não formou chapa com o PT em nenhuma capital - Foto: Igo Estrela/ PMDB Nacional/Fotos Públicas

    O processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Congresso Nacional separou o PT e o PMDB também nas eleições municipais.

    Segundo levantamentos internos das legendas, os dois partidos não dividirão a mesma chapa, com candidato a prefeito ou a vice, em nenhuma capital na campanha deste ano.

    Nas eleições de 2012, quando eram aliados no plano nacional, peemedebistas e petistas estiveram juntos em oito capitais. Até agora, as legendas de Dilma e Temer formaram alianças para dividir a chapa em apenas uma cidade com mais de 150 mil habitantes: Marabá, no Pará.

    Neste sábado, 23, a convenção do PT em Aparecida de Goiânia, em Goiás, pode determinar um segundo acordo, mas a aproximação enfrenta resistências na cidade. O prazo para que os partidos realizem suas convenções termina no dia 5 de agosto.

    A única capital onde os antigos aliados estarão juntos na mesma coligação será Aracaju, no Sergipe. Lá, porém, o candidato a prefeito será do PCdoB e o vice do PT, e o PMDB, que estará no mesmo palanque, cedeu seu tempo de TV na propaganda eleitoral.

    "O afastamento é natural. No processo de golpe contra a presidente Dilma Rousseff, o PSDB perdeu o protagonismo para o PMDB", disse Florisvaldo Souza, secretário de Organização do PT nacional.

    Para Gaudêncio Torquato, um dos principais consultores políticos do presidente em exercício Michel Temer, a ruptura no plano nacional teve impacto nas médias e grandes cidades. "A tendência é de o PMDB se aproximar do PSDB e do DEM nos próximos tempos. O afastamento do PT é um caminho sem volta até 2018", afirmou.

    A aliança não sobreviveu nem em cidades onde o comando do PMDB está nas mãos de representantes da "dissidência" contra Temer, como Curitiba, onde o candidato da legenda será Maurício Requião, filho do senador Roberto Requião, que é contra o impedimento de Dilma. O PT lançará Tadeu Veneri na disputa da capital paranaense.

    Em maio, a cúpula petista chegou a debater a possibilidade de vetar totalmente alianças com o PMDB e outros partidos que apoiaram o impeachment, mas optou por deixar uma porta aberta para os "dissidentes".

    Próprios

    O PT pretende lançar neste ano 83 candidatos nas 118 cidades com mais de 150 mil eleitores e vai encabeçar a chapa em 20 capitais. Esse é maior número desde 2004, quando o partido teve 23 candidatos nas capitais.

    As principais articulações do PT para 2016 são com legendas mais à esquerda, como o PCdoB e o PDT.


    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


    Fonte: Exame
    Por: Pedro Venceslau e Valmar Hupsel Filho, do Estadão Conteúdo
    Link original: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pt-e-pmdb-cortam-relacoes-nas-eleicoes-municipais

    --