CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/07/2016

    Corrida eleitoral tem 4 candidatos até agora, mas “ocultos” no site do TSE

    Eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro

    “No oficial”, a corrida eleitoral começa tímida em Mato Grosso do Sul. Enquanto partidos agendam as convenções para o prazo limite, em busca de alianças de última hora, a Justiça Eleitoral informa apenas quatro candidaturas em Campo Grande.

    Contudo, o Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, que abrange todo país, ainda não registra nenhum candidato no Estado. O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) vai averiguar a divergência de informações

    A consulta ao site nacional foi feita pela reportagem às 9h20 desta quinta-feira (dia 28). O sistema foi liberado em 20 de julho e o registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito ou vereador deve ser apresentado ao juiz eleitoral até as 19h (horário Brasília) do dia 15 de agosto.

    Em Campo Grande, quem já fez convenção informa que já repassou os dados à Justiça Eleitoral e aguarda a inclusão no sistema. O PRTB, primeiro partido a lançar candidato a prefeito na Capital, entregou o registro na 53ª Zona Eleitoral. “O CNPJ já foi liberado. Só falta mesmo o sistema divulgar”, afirma Iara Costa, presidente municipal da legenda. Na Capital, o partido pediu registro do candidato a prefeito (Adalton Garcia), vice e dois vereadores em chapa sem coligação.

    Com a candidatura lançada no último sábado (dia 23), Athayde Nery, que disputa a prefeitura da Capital pelo PPS, afirma que a ata da convenção foi registrada na última segunda-feira (dia 25) e que vai pedir informações ao departamento jurídico.

    Novidades 

    Para as Eleições 2016, cujo primeiro turno acontecem em 2 de outubro, o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem nova “cara” e mais informações.

    Na página, o o usuário terá acesso à consultas de registros de candidaturas por região, aos dados de doadores e fornecedores de campanha, as informações de limites de gastos e contratações de pessoal.

    O novo layout dispõe de painel que apresenta, em uma tela única, todas as informações de candidatura – foto do candidato, dados pessoais, lista de bens, certidões, propostas de governo, situação do registro – e de prestação de contas, como receitas e despesas, extratos bancários e notas fiscais eletrônicas.

    As eleições municipais deste ano também tem novidade sobre a prestação de contas: as doações recebidas e os gastos de campanha devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente. Antes, as informações sobre o financiamento da campanha eram repassadas na primeira parcial, segunda parcial e prestação final.

    No Brasil, mais de 300 candidatos já enviaram pedidos de registro de candidatura. A expectativa do TSE é que o pleito em todos os municípios tenha mais de 530 mil candidatos. O sistema pode ser acessado aqui



    Fonte: campograndenews
    Por: Aline dos Santos
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/corrida-eleitoral-tem-4-candidatos-ate-agora-mas-ocultos-no-site-do-tse

    --