CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2016

    CLIMA| Madrugada fria e com geada no sul do Estado; em Rio Brilhante fez 1 grau

    Em Dourados, temperatura mínima foi de 3,3 graus no início da madrugada e geada de intensidade fraca, segundo a Embrapa

    Termômetro na Rua Hayel Bon Faker marcou 8 graus às 6h15 (Foto: Helio de Freitas)

    A região sul de Mato Grosso do Sul teve mais uma madrugada gelada nesta segunda-feira (18). Em Rio Brilhante, a 160 km de Dourados, a temperatura mínima foi de 1 grau às 2h13, segundo a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste. Houve formação de geada de intensidade forte no município, segundo a Embrapa.

    Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, também voltou a gear nesta madrugada. A temperatura mínima foi de 3,3 graus à 1h13, com geada de intensidade fraca.

    Conforme a Embrapa, em média, quando a temperatura mínima no abrigo meteorológico atinge de 3 a 4 graus, a temperatura na superfície situa-se em torno de 0ºC.

    Além da temperatura, vários outros fatores influenciam para a ocorrência de geadas, como a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas à formação de geadas.

    Durante o início da manhã o frio diminuiu e na estação da Embrapa, na saída para Caarapó, a temperatura subiu para 6,5 graus às 6h10. No perímetro urbano estava em 8 graus, conforme apontava o termômetro instalado na Rua Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa.

    A previsão do Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) indica que de amanhã em diante o frio deve começar a diminuir na região de Dourados, com mínima de 11 e máxima de 20 graus.



    Fonte: campograndnews
    Por: Helio de Freitas, de Dourados
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/madrugada-fria-e-com-geada-no-sul-do-estado-em-rio-brilhante-fez-1-grau

    --