CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/08/2015

    Bataguassu, MS: Movimento colhe assinaturas pela redução dos salários dos vereadores

    Um grupo de moradores de Bataguassu iniciou um movimento com o objetivo de reduzir o salário dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários do município.


    Imagem de protesto realizado em 2012 pelos Universitários  (Foto: Cidades na Web)

    Denominado “Reduz Bataguassu” o movimento busca, a exemplo do que aconteceu em Mauá da Serra, no Paraná, conseguir a redução através de um projeto de lei de iniciativa popular. A ideia que começou a ganhar destaque na internet, em especial no facebook e no WhatsApp, agora pretende ganhar as ruas da cidade em busca do apoio da população.

    De acordo com a Lei Orgânica do município, uma lei de iniciativa popular exige o apoio de 5% do eleitorado atual, o que representa aproximadamente 840 eleitores. Depois de ter as assinaturas coletadas, o movimento pretende contar com a pressão popular para que os vereadores aprovem a matéria na câmara.

    Imagem de protesto realizado em 2012 pelos Universitários  (Foto: Cidades na Web)

    Em sua proposta o movimento pede uma redução de 70% no salário dos vereadores, de 30% no salário do prefeito e secretários e 50% de redução no salário do cargo de vice-prefeito. Além disso, o movimento também exige a extinção do 13° salário dos vereadores e a redução de 50% nos valores pagos pelas diárias na Câmara Municipal.

    Atualmente um vereador em Bataguassu recebe um salário bruto de R$ 6.314,84, com a redução esse valor cairia para R$ 1.894,00.

    O movimento estima que com a redução dos salários dos vereadores, prefeito, vice e secretários a economia para os cofres públicos pode ultrapassar a casa dos 70 mil por mês. Valor que poderia ser gasto em educação, saúde e infraestrutura.

    “Pensamos que aqueles que desejam se dedicar as suas cidades, na condição de vereadores, poderiam fazer com pretensões salariais menos ambiciosas” divulgou o movimento em pagina na internet.


    ENDEREÇO DO MOVIMENTO NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI, PARTICIPE!




    Fonte: ASSECOM
    Por: Adilson Selvano