CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    31/07/2015

    Mulher que morreu após extrair dente sofreu choque séptico, diz laudo

    Mulher extraiu siso no dia 4 de julho, sofreu infecção e morreu no dia 8.Laudo aponta que mulher teve gravíssima infecção após extrair o dente.

    Jucilene de França morreu após sofrer infecção ao extrair
    dente em Mato Grosso. (Foto: Arquivo pessoal)

    O laudo de necropsia da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso apontou que a morte da gerente de loja Jucilene de França, de 31 anos, foi causada por choque séptico em consequência de uma grave infecção após a extração de um dente.

    Jucilene extraiu o siso no dia 4 de julho no Centro Odontológico do Povo (COP), clínica particular que fica em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ela faleceu no dia 8 na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

    De acordo com o delegado responsável pelo inquérito, Eduardo Rizzotto de Carvalho, o médico legista concluiu que Jucilene morreu por conta do choque séptico, agravado por uma grave infecção (Angina de Ludwig). O laudo aponta que Jucilene sofreu a infecção após o procedimento odontológico ao qual foi submetida na clínica.

    Segundo o delegado, todos os familiares de Jucilene já prestaram depoimento na 1ª Delegacia de Polícia em Várzea Grande. Os dentistas e o dono da clínica ainda devem ser ouvidos pelo delegado. Prestaram depoimento o marido de Jucilene e familiares que acompanharam de perto a situação.

    “A família diz que a clínica fez o serviço [extração do dente] e que ela [Jucilene] teve um problema por conta da extração. Eles disseram que a clínica não conseguiu resolver e quando viram a situação já estava muito grave. Em tese, eles deveriam ter resolvido ou passado um antibiótico mais forte. Pelos depoimentos da família eles [os dentistas] não mudaram as orientações mesmo ela passando mal”, disse Eduardo ao G1.

    Inicialmente o inquérito seria aberto em Cuiabá, já que foi a cidade em que a gerente morreu. Contudo, a investigação foi encaminhada para Várzea Grande, onde foi instaurado um inquérito por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

    Laudo da Politec aponta que Jucilene morreu ao ter
    infecção após extrair dente. (Foto: Arquivo pessoal)

    Além da investigação policial, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) também abriu uma sindicância para apurar como foi o procedimento de extração de dente de Jucilene.

    Morte

    Após a cirurgia, Jucilene passou a ter febre, sentia dores, estava inchada e tinha secreções. Um edema também surgiu no pescoço da paciente e então a família decidiu procurar a clínica no dia 6 de julho. Nessa data a família diz que foi ‘deixada de lado’ pela clínica, que supostamente orientou que Jucilene continuasse tomando os mesmos remédios.

    O estado de saúde de Jucilene piorou e a família voltou para a clínica pela segunda vez, no dia 8 de julho. No mesmo dia Jucilene foi levada para um pronto-atendimento particular em Cuiabá e em seguida precisou ser internada na Santa Casa de Misericórdia, onde morreu por volta de 23 horas.

    Família

    Jucilene era casada há cinco anos com Célio Leite de Magalhães. A gerente deixou um filho de 16 anos e uma menina de apenas seis anos. O viúvo alega que a clínica agiu com descaso em relação à mulher dele.

    Ele nega que Jucilene tenha agido com imprudência após a cirurgia e garante que a mulher fazia check-up médico com frequência, sem ter nenhum problema de saúde. “Foi negligência da clínica. Ela seguiu todas as orientações dos dentistas e tomou os remédios da forma correta”, afirmou.

    Clínica

    O COP diz que a paciente passou por uma radiografia e extração simples, ‘transcorrendo tudo dentro da normalidade’. A clínica disse que Jucilene recebeu orientações sobre as condutas após a cirurgia e uma receita de medicamentos que deveriam ser tomados.



    Do G1 MT
    Por: Denise Soares
    Link Original: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/07/mulher-que-morreu-em-mt-apos-extrair-dente-sofreu-choque-septico-diz-laudo.html