CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/04/2015

    Inquérito de escândalo sexual com menores termina com quatro indiciados


    Envolvidos podem pegar de um a 10 anos de prisão


    Delegado da Depca revelou que existem pelo menos duas horas de filmagens
    (Luiz Alberto)

    Prestes a concluir as investigações sobre o escândalo sexual que envolve políticos da Capital, o titular da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Paulo Sérgio Lauretto, revelou durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (23) que pedirá o indiciamento de todos os envolvidos no caso.

    Lauretto revelou que o ex-vereador Robson Martins e o empresário Luciano Pageu, proprietário da revista Altar, presos na última quinta-feira (16), serão indiciados pelos crimes extorsão, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável e por corromper ou facilitar a corrupção de menores, cujas penas variam de um a 10 anos de prisão.

    Um chaveiro com uma microcâmera foi usado para gravar os encontros
     (Luiz Alberto)

    Já Alceu Bueno e Sérgios Assis serão indiciados pelo crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, por terem praticado ‘conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos’, com pena de quatro a 10 anos de reclusão.

    O delegado revelou que ao todo o inquérito possui 10 trechos de filmagens, com mais de duas horas de filmagem. Material que no instituto de criminalística. Apesar de ainda não ter o laudo final, Lauretto aponta que já é possível identificar Alceu e Sergio no vídeo. “Fizemos uma análise visual e foi perfeitamente reconhecido”, frisou.

    Exploração

    Durante a coletiva, o delegado explicou que as investigações começaram depois que uma das meninas envolvidas no caso, fugiu de casa, no município de Coxim, região norte do Estado, a polícia passou a apurar uma suposta prática de exploração sexual.

    A menor que saiu de Coxim foi encontrada em Campo Grande por Fabiano Viana Otero, e outra menor que com quem ele mantinha um relacionamento.

    Para a polícia, Fabiano teria orquestrado um plano de extorsão envolvendo as duas meninas. Lauretto revelou também que dois dias antes da prisão de Robson e Luciano, advogados do vereador Alceu Bueno ficaram sabendo que o parlamentar estava envolvido no suposto caso de exploração sexual de menores e procuraram a Depca para terem acesso ao inquérito.

    Foi nesse momento que Alceu decidiu procurar a polícia para registrar boletim por extorsão contra Luciano e Robson, a quem ele alega já ter pago R$ 100 mil.

    Como os dois presos até agora negam ter recebido este valor do parlamentar, a polícia vai pedir a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos, para saber onde foi parar o dinheiro.

    Delegado ainda espera ouvir Alceu e encontrar Fabiano para concluir inquérito
     (Luiz Alberto)

    Peça chave

    Durante as investigações surgiram especulações de que outros políticos estariam envolvidos no caso, o que, segundo a polícia, não se confirmou. Lauretto afirmou que Fabiano, que está foragido é uma ‘peça chave’ para o inquérito, uma vez que até agora os depoimentos de Luciano Pageu e Robson Martins são bastante diferentes.

    Foi Fabiano quem teria armado o esquema de extorsão. As meninas foram para os encontros com os políticos com um chaveiro no qual estava instalado uma microcâmera, que registrou os momentos ‘íntimos’ entre os políticos e as adolescentes.

    Em um momento do vídeo, uma das meninas, contou o delegado, falou a um dos homens com quem estava sua idade, 15 anos. Para a polícia, isto pode significar que ela tinha sido orientada a fazer isso, já com fins de extorquir os políticos.

    A polícia confirmou que Sérgio Assis apesar de aparecer nas filmagens não foi procurado por Fabiano com vistas à extorsão.

    Uma das adolescentes teria recebido um recado de Fabiano de que com o vazamento da história ele ‘teria deixado de ganhar R$ 1 milhão’.

    Prisão

    Por enquanto o delegado descartou pedir a prisão de Alceu Bueno e Sérgio Assis, porque ele acredita não haver requisitos suficientes para isto. Lauretto voltou a declarar que pretende concluir o inquérito até amanhã, sexta-feira (24), e que para isso ainda espera a conclusão dos laudos dos vídeos e de alguns celulares apreendidos durante as investigações.



    Fonte: Midiamax
    Por: Ludyney Moura e Wendy Tonhati