CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/03/2015

    Chapadão do Sul: Tecnoagro se consolida como espaço de inovações para o campo

    "Credibilidade é sinônimo da Tecnoagro", ressalta Mauricio Saito.

    "Produtores rurais e consultores encontram neste evento os resultados positivos obtidos a partir de ensaios e experimentos e recebem em primeira mão o que há de melhor para a garantia de produtividade. Através da realização de ações inovadoras para o setor produtivo, a Fundação Chapadão é constantemente associada à palavra credibilidade. É com esta característica que se firma um dos principais eventos de tecnologia de Mato Grosso do Sul". A afirmação é do presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, durante abertura da Tecnoagro, em Chapadão do Sul, na manhã desta quarta-feira (11/3).

    Nesta edição, a feira de tecnologia para o agronegócio traz 60 expositores, mais de 200 tecnologias e novidades para o cultivo da soja, milho, feijão, florestas, pecuária e sistemas de integração além de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa da organização é que pelos menos 2 mil pessoas visitem o evento nos dois dias de evento.

    "Hoje é possível afirmar que a Tecnoagro se tornou referência em inovações tecnológicas na região e só tem o espaço que tem graças a confiança do Governo do Estado e entidades como a Famasul e a Aprosoja/MS, apoio que fortalece o evento e atende diretamente o produtor a partir de agricultura e pecuária de resultados apresentados durante o evento", destaca Adriano Loeff, presidente da Fundação Chapadão.

    Também faz parte da programação as atividades de campo. Durante as visitas monitoradas, os participantes recebem orientações técnicas sobre cultivares que garantem lavouras mais resistentes e com maior produtividade, dicas de fertilidade do solo, avanço da agricultura de precisão. Este ano, a feira conta com um espaço que incentiva o cultivo de plantas medicinais.

    Além das atividades práticas, a feira também trás duas palestras que abordam temas relacionados a doenças e pragas nas lavouras. No primeiro dia de evento, o assunto é o “Controle de Ferrugem na Soja e o Risco de Resistência aos Fungicidas” ministrado pelo professor da Universidade de Rio Verde de Goiás, Luiz Henrique Carregal. Na quinta-feira (12), abre as atividades do dia a palestra “Controle de Lagarta Falsa Medideira”, ministrada pela pesquisadora da Fundação MT, Lucia Vivian.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.



    Fonte: ASSECOM/JE