CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/03/2015

    Barbosinha participa das comemorações do aniversário de Ribas do Rio Pardo

    Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Ribas

    Como representante da Assembleia Legislativa o deputado estadual Barbosinha (PSB), esteve nesta quinta-feira (19/3) na cidade de Ribas do Rio Pardo, para participar das festividades do aniversário de 71 anos da emancipação política do município, que fica localizado a 92 quilômetros da Capital. Juntamente com o Prefeito Municipal, José Domingues Ramos, conhecido como Zé Cabelo, o deputado acompanhou a inauguração da ampliação da Prefeitura Municipal, do sistema de esgotamento sanitário (SES) e da construção da Academia de Saúde.

    Barbosinha que teve a oportunidade de ir várias vezes a cidade de Ribas como presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), disse que é uma satisfação muito grande retornar ao município agora como deputado estadual. De acordo com o parlamentar várias obras importantes foram entregues nesta data, mas ele não poderia deixar de destacar a entrega da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que trará grandes benefícios para saúde e qualidade de vida da população rio-pardense.

    Conforme relato do presidente da Sanesul, Marcelo Amaral, o investimento é de mais de R$ 3,8 milhões, de recursos próprios e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que foram aplicados na construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), capaz de tratar 20 litros por segundo, implantação de 19.946 metros de rede coletora de esgoto, execução de 754 ligações domiciliares, construção de uma estação elevatória, execução de linhas de recalque e trabalho social de conscientização da importância da coleta e tratamento do esgoto para a comunidade beneficiada com a obra.

    “É inadmissível pensar em saúde e preservação do meio ambiente, sem se lembrar da coleta e tratamento de esgoto. No Brasil apenas 50% do esgoto coletado é tratado, a outra parte é devolvida para natureza sem nenhum tratamento. Já as cidades de Mato Grosso do Sul crescem de uma forma sustentável, pois todo o esgoto coletado é tratado, fazendo com que a água devolvida para a natureza tenha um índice de pureza acima de 90%, podendo ser utilizada para várias finalidades como molhar as plantas e lavar calçadas”, explicou o deputado estadual. 




    Barbosinha também lembrou que durante a sua passagem pela Sanesul marcas importantes foram deixadas no município como a reforma do escritório, aquisição de novos equipamentos e a resolução do problema de abastecimento de água com a perfuração de um poço que produz em média 90 mil litros de água por hora. “Como deputado estadual vou continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo”, frisou o deputado.

    Para finalizar o parlamentar disse ao presidente da Sanesul, Marcelo Amaral, que a empresa tem na Assembleia Legislativa um parceiro do saneamento, levando em consideração o conhecimento acumulado no período que esteve à frente da Sanesul.

    Na oportunidade o Prefeito Municipal, José Domingues Ramos, conhecido como Zé Cabelo, agradeceu o deputado Barbosinha pelo trabalho realizado no município que antes possuía apenas 15% de esgotamento sanitário chegará a 60%. “Essa obra inaugurada hoje significa saúde e qualidade de vida para a população”, comemorou o prefeito.
    Participaram do evento o Superintendente Estadual da Funasa, Aristides Ortiz, vice-prefeito Paulo César Lima Silveira, vereadores, o diretor comercial e de operações da Sanesul, Leonardo Barbirato, gerente regional Álvaro Calábria e o supervisor da unidade Cícero Ribeiro.


    Fonte: ASSECOM
    Por: Regiane Ribeiro