CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/03/2015

    Aparecida do Taboado, MS: 12º Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Educação

    Divulgação

    O Secretário Municipal de Educação, Joaquim Donizete de Matos, acompanhado da servidora Fátima Odélia Ferreira, participou do 12º Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Educação. O evento, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação, ocorreu de 24 a 26 de março, no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

    Divulgação


    Gestores dos 79 municípios do Estado foram reunidos durante o Fórum, aberto com a presença do governador Reinaldo Azambuja e palestra da secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Motta, que falou sobre as dificuldades de alocação de recursos para o ensino público.

    Na oportunidade, o secretário foi nomeado para fazer parte da diretoria da Undime. Joaquim agradeceu a confiança da associação e ressaltou serem importantes os debates, pela troca de experiência com gestores.

    Dentre os assuntos tratados a prioridade do Fórum foi discutir a Política Nacional de Educação. Os municípios terão até o dia 24 de junho para avaliar as suas prioridades. Logo após será elaborado o Plano Municipal de Educação que contará com 20 metas e deve estar em consonância com os planos Estadual e Nacional, para passar por votação e aprovação na Câmara de Vereadores.


    Divulgação

    O governador Reinaldo Azambuja se declarou “parceiro na construção de uma Política Nacional de Educação que atenda Mato Grosso do Sul”. Segundo ela, é preciso que seja realizada uma articulação conjunta em todos os níveis, para melhorar a educação. “Podem contar com o apoio do Governo do Estado. As portas estão abertas e devemos fazer uma discussão permanente para um trabalho articulado em conjunto com as secretarias municipais para fortalecer a Educação de Mato Grosso do Sul”, disse.

    Cleuza Repolho, presidente nacional da Undime, ressaltou que a educação precisa ser prioridade e parabenizou o governador por ter sido o primeiro a participar do Fórum.

    Divulgação
    O deputado estadual, Junior Mochi, se mostrou satisfeito e se disse honrado de participar do evento. Mochi ainda frisou que, como deputado por Mato Grosso do Sul, seu objetivo é se tornar protagonista de todas as questões que assolam e afetam a população, dentre elas está à educação. “Muito mais do que vaidade ou apego nesta profissão, encaro a educação como uma missão para executar com êxito nos próximos dois anos. Peço para que os secretários municipais de Educação observem aquilo que está no Plano Nacional de Educação, pois cabe a nós nos debruçarmos e estabelecermos metas possíveis, nos engajarmos para melhorar a educação nos municípios de todo o Estado”, discursou.


    A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída no dia 10 de outubro de 1986. Sua sede se localiza na capital da República, em Brasília. De lá é coordenada toda a rede de participação de seus membros e seccionais, dando destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação de políticas educacionais. A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

    Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.


    Fonte: ASSECOM
    Por: Luana Chaves