CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/06/2014

    Oposição usar programas do PT é 'oportunismo deslavado', diz Dilma

    Presidente criticou promessas dos adversários sobre iniciativas federais.PDT oficializou nesta terça (10/6) apoio à tentativa de reeleição da petista.


    Dilma prestigia convenção nacional do PDT que oficializou apoio a sua tentativa de reeleição
     (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    Sem citar nomes, a presidente Dilma Rousseff classificou nesta terça-feira (10/6) de “oportunismo deslavado” as promessas de candidatos da oposição de dar continuidade a programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Mais Médicos, caso venham a ser eleitos em outubro. Durante evento do PDT em Brasília, a petista disse que os mesmos oposicionistas que asseguram que não irão extinguir algumas das iniciativas da gestão petista haviam criticado os programas no momento em que foram lançados.

    “Quando a gente lança um programa, eles [oposição] falam que não vai dar certo. Nós fazemos o programa, eles malham o programa, dizendo que não vai dar certo. Eles dizem que é absurdo, que o programa não vale nada. Estão dizendo: 'o que tem de melhor do programa vai ser usado por nós'. Obviamente, não deixa de ser um raciocínio e mostra o oportunismo do mais deslavado nível”, disse a presidente durante a convenção do PDT que oficializou apoiou a sua tentativa de reeleição. 

    Em meio ao evento, Dilma ressaltou que o suposto “oportunismo deslavado” foi usado contra o programa Mais Médicos, que disponibiliza profissionais brasileiros e estrangeiros a municípios das periferias de grandes centros urbanos e do interior do país.

    Mesmo antes de o PT oficializar sua candidatura à Presidência, a chefe do Executivo destacou aos aliados que ela tem a “experiência” necessária para conduzir os programas sociais já existentes e ainda ampliá-los. A convenção do PT que irá homologar Dilma como candidata ao Palácio do Planalto deve ocorrer no dia 21 de junho, na capital federal.

    No discurso, a presidente afirmou que o Bolsa Família está “seguro nas mãos” do PT, pois foi construído durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    “Eles [oposicionistas] se esquecem que um programa não é feito porque você acha ele bom ou ruim. É feito por aqueles que têm vontade política de fazer, por aqueles que têm capacidade de fazer. E que se arriscam contra tudo e contra todos para fazer”, ironizou.

    Inflação

    Alvo de críticas por conta do atual desempenho da economia, a presidente da República voltou a defender nesta terça seu modelo econômico. Na avaliação de Dilma, há uma “campanha sistemática” no país para dizer que a inflação não está sob controle.

    De acordo com ela, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a inflação no país estava em torno de 12,3%. Já na administração Lula o índice de inflação teria caído para 7,2%.

    "Hoje tem uma campanha que diz sistematicamente que a inflação está sem controle no Brasil. Todo mundo sabe que a inflação no Brasil é cíclica. (...) Primeiro, queria dizer que a inflação está sob controle. Segundo, que o país tem todas as condições de manter o crescimento constante e contínuo a partir de agora", destacou.








    Do G1, em Brasília/JE
    Por: 
    Filipe Matoso